header top bar

section content

VÍDEO: Bioquímico explica como exame pode detectar predisposição genética para o câncer e ajudar tratamento

Bruno Fernandes, que é diretor técnico do Laboratório de Análises Clínica Dr. Ivan Cavalcanti, em Cajazeiras, mostra detalhes de exames oferecidos pela unidade

Por Priscila Tavares

01/11/2023 às 14h23

O programa Olho Vivo recebeu o farmacêutico e bioquímico Bruno Fernandes para falar sobre os exames que auxiliam no diagnóstico do câncer. Mesmo que a campanha do Outubro Rosa esteja acabando, a prevenção do câncer de mama e outros cuidados devem continuar.

Bruno Fernandes é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diretor técnico do Laboratório de Análises Clínica Dr. Ivan Cavalcanti, em Cajazeiras. Ele ressalta a importância da campanha para o diagnóstico precoce da doença.

“A campanha vem, justamente, para trazer um alerta, para trazer à tona algo importante, uma vez que o câncer de mama é o segundo de maior incidência no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele”, informou.

Ele explica que é essencial os exames de prevenção, como a mamografia, principalmente para mulheres acima dos 40 anos de idade. Esse exame pode ajudar a descobrir o câncer no estágio inicial aumentando as chances de cura.

Além da mamografia, ultrassonografia e biopsia, o bioquímico fala sobre os exames de BRCA1 e BRCA2, que podem diagnosticar a predisposição ao câncer.

Dr. Bruno Fernandes (Foto: Diário do Sertão)

“Com o advento da engenharia genética, com o surgimento da genética humana se tornando cada dia mais presente e acessível, nós temos a pesquisa da mutação do gene BRCA1 e BRCA2, que são responsáveis pela produção de duas proteínas que têm a função de reparação de danos no material genético. Se existir mutação nesse dois genes, aumenta em 80% as chances da mulher vir a desenvolver um câncer de mama e também de ovário”, informou.

O farmacêutico explica que é um exame simples, feito apenas com uma coleta de sangue total. Ele falou ainda sobre as possibilidades de hereditariedade da mutação genética e dos avanços nas pesquisas em genes.

“A genética está cada dia mais presente, é uma tendência muito forte de que muitas doenças, que não eram diagnosticadas, cheguem a ser diagnosticadas, uma vez que a cada dia surgem mais novos genes que se consegue fazer correlação com o surgimento de muitas doenças”, disse.

Dr. Bruno Fernandes ressalta também a importância dos exames de prevenção, não só para o câncer de mama, e da rotina de exames todos os anos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: