header top bar

section content

VÍDEO: Conheça a trajetória de vida do empreendedor Marcelo Martins, cofundador da AM3 Soluções

No Interview Personalidades, Marcelo contou como surgiu a empresa e relembrou momentos marcantes de sua vida

Por Priscila Tavares

08/11/2023 às 15h26

O Interview Personalidades, da TV Diário do Sertão, recebeu o empreendedor e sócio proprietário da AM3 Soluções, Marcelo Martins, que deu detalhes sobre sua trajetória de vida, relembrou os tempos de escola e contou como surgiu a empresa que hoje é referência em Cajazeiras e região.

Marcelo contou que carreiras na Medicina, Engenharia, Advocacia nunca lhe atraíram e que por um tempo não sabia ‘o que queria ser’, mas que a necessidade lhe fez trabalhar muito cedo. Ele disse que trabalhou um tempo na fábrica dos pais e foi funcionário em empresas de tecnologia e que nessas empresas descobriu que gostaria de trabalhar nessa área.

“Foi aí que comecei a entender que a tecnologia seria o futuro. Eu era funcionário dessas empresas e tive a sorte de estar no lugar certo, na hora certa, as pessoas tinham boa vontade de me ensinar e eu também tinha boa vontade de aprender e vi que trabalhar na área de tecnologia poderia me levar longe”, pontuou.

Ele relembrou quando chegou na cidade de Cajazeiras, das escolas que estudou e de quando foi aluno da Escola Técnica Federal, hoje chamada de Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Marcelo compartilhou as ‘rebeldias’ da adolescência, seu foco em jogos, ressaltou a importância do estudo, contou que sempre foi um questionador e que era visto como ‘maluco’

“Na escola eu dei bastante trabalho, por não concordar muito coma algumas coisas, alguns padrões, mas com o tempo fui vendo a necessidade de saber seguir as regras, ser questionador, mas dentro das regras também. Eu escutei muito ‘maluco’, ainda escuto algumas vezes, por querer fazer algumas coisas que não são os ‘padrões’, mas naquela época principalmente, hoje o mundo é mais aberto, nós temos uma consciência global, o mundo é totalmente conectado”, disse.

Marcelo Martins, sócio proprietário da AM3 soluções (Foto: TVDS)

Formado em Administração, com pós graduação em Gestão de Pessoas, Marcelo chegou também a cursar Ciência da Computação em João Pessoa. O empreendedor contou como começou a AM3 Soluções, há 14 anos atrás.

“Eu tinha um nohall, muito pouco, mas tinha. Então isso me credenciou para ficar fazendo serviços avulsos e eu fiquei pensando: por que não profissionalizar o serviço avulso? E eu vi várias oportunidades aqui na região, eu via que as empresas não tinham tanto acesso a software, a tecnologias e não eram tão competitivas quanto as que eu vi lá em João pessoa”, informou.

“Nosso carro chefe hoje é o software, que faz a gestão do negocio tanto a frente de caixa o ponto de venda, que chama de PDV, que é o que você vê lá passando a feira ou a compra. O principal é o software, mas agregado a ele tem vários outros aplicativos que a gente vende separadamente”, completou.

Hoje, a AM3 atende mais da metade das pequenas e médias empresas varejistas da cidade, estão em 11 estados do Brasil, com 23 funcionários diretos, tem sua matriz em Cajazeiras e planos para o crescimento da empresa. Marcelo falou também, sobre a resistência e preconceito quando começou.

“Nossa empresa era, naquele momento há 14 anos atrás, era  algo que as pessoas não conseguiam ver com bons olhos ainda, achavam que era mais uma obrigação do que uma necessidade. O produto trazia essa característica e os empresários mais antigos desaprovavam, porque eu era muito novo, desconhecido, minha família não é daqui, então, isso contava muito naquela época”, pontuou.

Marcelo contou que muitas oportunidades vieram com o crescimento do trabalho, que viajar é sinonimo de realização e que já conheceu o Brasil e diversos países pelo mundo. Disse que o país que mais gostou foi a Alemanha, pela tecnologia que lhe chamou atenção, e que a China foi o mais impactante.

Ele falou ainda sobre os filhos e como é para ele ser pai. “Eu sinto que sou uma pessoa bem realizado em relação a ser pai, meus filhos são bons filhos. Eu sou mais educador, acho que sou uma pessoa cuidadosa em prepará-los para o futuro”, ressaltou.

Marcelo falou sobre religião, família, projetos sociais. Em um jogo rápido o empreendedor pontuou sobre gosto musical, medos, momentos marcantes e muito mais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: