header top bar

section content

VÍDEO: Radialista relembra história da rua Epifânio Sobreira e diz que lá nasceu maior comunicador da cidade

José Pereira relembra que foi a primeira rua de Cajazeiras a ter um quarteirão só de comércio no município

Por Priscila Tavares

14/11/2023 às 20h05

No quadro “Fotos e Fatos”, do programa Diário News, o radialista José Pereira contou a história da rua Epifânio Sobreira, em Cajazeiras, e revelou que lá nasceu o “maior comunicador da história da cidade”.

“A rua Epifânio Sobreira faz cruzamento com a rua Padre José Tomás, logo no começo da praça dos carros. Ela se estende em direção do poente, que vai até o paredão do Açude Grande e, segundo historiadores, em 1890 contava com 19 casas, quase localizadas no trecho comercial da cidade”, disse.

Ele conta que o prédio da esquina foi construído em 1925 pelo empresário Álvaro Marques e que abrigava diversos comércios.

“Era uma espécie de um mini shopping. Na parte superior funcionava Mesa e Rendes, era uma espécie de Coletoria Estadual, ao lado funcionava uma Farmácia São Francisco, do senhor Oscilo Guedes, pai, do hoje radialista, Jeorge Sandro da rádio Auto Piranhas e mais a seguir tinha outros comércios de pequeno porte e muitas residências”, relembrou.

Rua Epifânio Sobreiro, antigamente e atualmente (Foto: Redes sociais)

Segundo José Pereira, na rua também tinha o casarão da família Epifanio Sobreira, grande empresário cajazeirense. “Esse casarão, até pouco tempo atrás, era onde funcionava a Secretaria de Cultura de Cajazeiras, inclusive, até o Museu do Futebol de Cajazeiras estava propenso a se instalar alí”, pontuou.

O radialista contou também, que foi a primeira rua a ter um quarteirão só de comércio na cidade, onde teve o primeiro endereço da rádio Difusora de Cajazeiras e onde nasceu um dos grandes comunicadores cajazeirense.

“Nessa rua nasceu um cajazeirense famosíssimo, ele com a família nos anos 50 foram para o Rio de Janeiro e lá ele se formou em comunicação, jornalismo, radialista. O nome dele é Iata Anderson, ele trabalhou na Rádio Globo, na Rádio Tupi, na Rádio Vera Cruz, ele trabalhou em várias emissoras de rádio. Trabalhou também na TV Manchete, lá do Rio de Janeiro e eu considero ele como o comunicador mais importante na história de Cajazeiras”, ressaltou o radialista.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: