header top bar

section content

Que ferramenta usar para começar a editar vídeos de forma profissional?

O sucesso também foi imediato não apenas pela sua qualidade, mas também por ser um aplicativo totalmente gratuito.

Por Luana Biral/ Parceria

22/11/2023 às 19h21 • atualizado em 22/11/2023 às 19h22

Foto de NordWood Themes na Unsplash

Da mesma empresa que o altamente bem-sucedido TikTok foi lançado o editor de vídeos CapCut Online. O sucesso também foi imediato não apenas pela sua qualidade, mas também por ser um aplicativo totalmente gratuito.

Nele, os usuários têm fácil acesso à tecnologia avançada para a edição de vídeos. Com o CapCut Online, é possível desfrutar de uma série de funções de edição similares a plataformas concorrentes direcionadas a profissionais.

Para quem é útil ter um bom editor de vídeos online

O CapCut Online é um editor de vídeo com uma interface intuitiva e fácil de ser usado. Além disso, o app oferece ao usuário ferramentas variadas de edição, como cortes, stickers, sobreposição, filtros, velocidade e formato dentre outras.

Com um editor de vídeo online como o CapCut Online, até mesmo uma pessoa sem qualquer experiência na edição de vídeos poderá aproveitar os recursos do programa.

Mas engana-se quem pensa que o programa é útil apenas para amadores. Afinal, profissionais também podem editar vídeos que exijam recursos mais avançados pelo CapCut Online.

Dessa maneira, é possível tornar os vídeos ainda mais atrativos para poder compartilhar em suas redes sociais.

Ferramenta para começar a editar vídeos de forma profissional

Dicas para aproveitar o CapCut Online

Antes de tudo, é importante tomar determinados cuidados antes de iniciar uma gravação. Pois, não adianta ter um bom celular ou câmera e um editor com a qualidade do CapCut Online, se não há cuidados básicos em sua gravação de vídeo.

Então, tenha atenção à iluminação do ambiente e qualidade do áudio e imagem. Portanto, antes de começar seu trabalho, monte um roteiro sobre o que irá falar e treine um pouco.

Além disso, tenha sempre em mente que o tema a ser escolhido deve estar relacionado com seu tipo de seguidor.

Como usar o CapCut Online

Para começar a editar seus vídeos de maneira profissional, a melhor indicação é, sem dúvida, o CapCut Online. Afinal, trata-se de um aplicativo moderno e repleto de recursos, além de ser totalmente gratuito. Para isso, basta acessar o site e fazer seu registro.
Posteriormente, efetue a transferência de seu vídeo para o programa. Depois disso, é só clicar em “Novo projeto” e dar início ao seu trabalho.

Já na interface é possível encontrar várias opções de edição. Dentre elas, as mais utilizadas são:

Editar

Com essa ferramenta, o usuário poderá iniciar a edição do vídeo propriamente dita. Assim, o editor conseguirá eliminar o fundo, alterar a velocidade do vídeo, dividir, escolher o melhor filtro para cada cena. Além disso, o recurso permite colocar uma moldura, recortar o vídeo, inserir legendas e várias outras funcionalidades.

Ferramenta para começar a editar vídeos de forma profissional

Camadas

O usuário tem como opção no CapCut Online adicionar outros arquivos de vídeo de seu interesse. Então, para editar arquivos separadamente, basta clicar em “Camadas”.

Áudio

Usuários de CapCut Online encontram uma biblioteca musical completa. Com isso, é possível incluir músicas aos vídeos dos mais variados gêneros musicais, indo do pop ao rock. E o melhor de tudo é que os direitos autorais não causarão dores de cabeça aos editores de vídeo.
Além disso, existe uma boa variedade de efeitos sonoros para serem aplicados nos vídeos.
Então, para deixar seus vídeos mais animados com um fundo musical, escolha dentro da biblioteca a música desejada. Depois disso, é só arrastar e soltar na linha do tempo de edição.

Finalmente, é só ajustar o volume, velocidade, duração de fade-in/fade-out e a redução de ruído.

O CapCut Online oferece outra ferramenta bem útil: o voiceover. Com ele, os usuários podem gravar sua voz e depois inserir no vídeo. Para isso, clique em “Áudio” e em seguida em “Gravar”. Por fim, com o ícone do microfone pressionado, é só gravar o que desejar e depois finalizar.

Legendar vídeos

Uma das grandes vantagens do CapCut Online, é a ferramenta que permite a criação de legendas nos vídeos. Afinal, ela pode identificar o áudio do vídeo e, automaticamente, transcrever para o texto, exibindo as legendas sincronizadas com a reprodução.
O usuário necessita apenas clicar no ícone “Texto” e selecionar “Legendas automáticas”.

É sempre interessante subir vídeos com legendas, já que muitas pessoas consideram mais fácil compreender o que está sendo falado. Esse procedimento comprovadamente aumenta a exposição dos vídeos.

Conversão

Com o conversor de vídeo do CapCut Online, o usuário tem a opção de converter o arquivo para um formato mais acessível, além de aumentar o vídeo e melhorar a resolução. Ou então é possível reduzi-lo para resoluções de vídeo padrão. Assim, o editor poderá escolher a melhor resolução entre 480p, 720p, 1080p, 2K ou 4K.

O tamanho do vídeo ou o seu formato também poderá ser alterado de acordo com os padrões da plataforma de sua preferência. Afinal, sabemos que cada plataforma de vídeo online tem suas especificidades.

Remoção de fundo

Este recurso permite a remoção das imagens de fundo de seus vídeos e a alteração para fundos personalizados. Mas para isso é preciso clicar no botão deslizante no sentido da esquerda para a direita sob a guia “Remover fundo”.

Após esse procedimento aplique sua cor de fundo preferida, usando a paleta de cores.

Estabilizador de vídeo

O estabilizador de vídeo do CapCut Online permite ao usuário obter resultados realmente profissionais.
Afinal, a tecnologia de IA utiliza sensores com apenas um clique. Dessa maneira, é possível resolver completamente o problema de estabilização automaticamente.

Com seu vídeo devidamente editado, clique em “Exportar”. Nesse momento, o CapCut Online o salvará na galeria e ficará disponível para você compartilhar na rede social de sua preferência.

Ferramenta para começar a editar vídeos de forma profissional

Caso não tenha tido tempo de terminar o trabalho de edição, não se preocupe, o CapCut Online irá salvar o seu trabalho em “Rascunhos”. Assim, você poderá retomar a edição em outro momento.

A ferramenta certa

A combinação de uma ferramenta online, gratuita e com tantas funcionalidades é perfeita para editores de vídeos profissionais, amadores ou até curiosos que estão dando seus primeiros passos. Crie sua conta e faça o seu teste.

Recomendado pelo Google: