header top bar

section content

VÍDEO: Profissionais destacam principais problemas urbanísticos do Centro de Cajazeiras e apontam soluções

O engenheiro Fernando Figueiredo, o arquiteto Silton Henrique, o urbanista Pablo Lacerda e o empreendedor Bruno Menezes participam de debate no programa Diário News

Por Priscila Tavares

04/12/2023 às 18h51 • atualizado em 04/12/2023 às 21h58

Convidados do Diário News discutiram problemas e soluções urbanas em Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

O programa Diário News recebeu o engenheiro Fernando Figueiredo, o arquiteto Silton Henrique, o urbanista Pablo Lacerda e o empreendedor Bruno Menezes para debaterem sobre os principais problemas urbanísticos do Centro de Cajazeiras.

Fernando Figueiredo apontou alguns dos principais problemas que o Centro da cidade apresentam e afirma que é preciso planejamento.

“O Centro de Cajazeiras, como as cidades do Brasil, sofre muitos problemas causados pela urbanização e precisam ser resolvidos, e é justamente essa a parte mais importante. Eu sempre digo que o primeiro passo é projetar e planejar, sempre caracterizando o planejamento e o projeto pare se desenvolver qualquer coisa”, disse o engenheiro.

Veja o comentário completo de Fernando Figueiredo:

O urbanista Pablo Lacerda, trouxe dicas de como desafogar o trânsito de Cajazeiras de forma prática e eficaz.

“São espaços muito curtos para o volume de trânsito que tem, eu acho que o Centro de Cajazeiras, principalmente pelo tamanho das vias, uma incidência de tráfego controlado. Silton até deu uma pincelada no Traffic Calming, que é justamente você tratar uma via de maneira a desacelerar esse trânsito e deixar o pedestre como primeiro elemento”, pontuou.

Veja o comentário completo de Pablo Lacerta:

Silton Henrique ressalta que a falta de uma expansão comercial definida deixa a mercê do mercado e que estética urbana é um dos maiores problemas do município.

“Um dos maiores problemas de Cajazeiras, na minha opinião, e eu falo de Cajazeiras como um todo, é estética. Esse termo estético é muito pejorativo para muitas pessoas, as pessoas associam estética a frescura, superficialidade, futilidade. Estético é organização, é simetria ou assimetria quando assim preferir. Estética é organização, é higiene. Cajazeiras falta estética”, falou o arquiteto.

Veja o comentário completo de Silton Henrique:

Bruno Menezes destacou a importância da discussão sobre o assunto para achar soluções para os problemas da cidade e que o centro comercial não oferece bem-estar e lazer para população.

“A gente precisa reurbanizar, eu sei que é complexo resolver a questão do Centro de Cajazeiras, mas a gente precisa da o ponta pé inicial. Ter um planejamento, ter uma proposta que a gente possa, a curto, médio, longo prazo poder organizar isso. A gente precisa trabalhar Cajazeiras pensando no amanhã, porque quando a gente tem uma política de governo estável, organizada, eu faço com que as pessoas, os comerciantes, a comunidade no modo geral elas comecem a se inculturar”

Veja o comentário completo de Bruno Menezes:

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.

Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

Assista ao debate completo no programa Diário News

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: