header top bar

section content

VÍDEO: Papo Cabeça discute a autoexposição nas redes sociais e as consequências negativas para vida

Os advogados Angelina Cavalcante, Claudenilo Pereira e Pablo Guedes, e a historiadora Fernanda Calisto explicaram como se prevenir de possíveis consequências dessas exposições

Por Priscila Tavares

08/12/2023 às 17h47

Papo Cabeça com Angelina Cavalcante, Claudenilo Pereira, Pablo Guedes e Fernanda Calisto (Foto: TVDS)

No Papo Cabeça dessa segunda-feira (04), o apresentador Caliel Conrado recebeu os advogados Angelina Cavalcante, Claudenilo Pereira e Pablo Guedes, e a historiadora Fernanda Calisto para falarem sobre a “autoexposição nas redes sociais e suas consequências negativas”.

Em sua fala, a advogada Angelina Cavalcante alertou sobre os perigos da auto exposição nas redes sociais.

“Quando você fala em superexposição, imediatamente me vem a cabeça as pessoas que praticamente passam o dia dando satisfação da sua vida nas redes sociais e com isso tem dois ponto: tem a questão de ficar também susceptível, de ficar à mercê de golpistas que são especializados nisso; um dos crimes cibernéticos mais comum é a fraude, e esses fraudadores se aproveitam, justamente, dessas pessoas que expões muito seus dados, sua vida; e tem a parte negativo, que eu acredito que todo excesso revela uma falta”, ressaltou a jurista.

Veja o cometário completo de Angelina Cavalcante:

Claudenilo Pereira apontou os procedimentos a serem tomados em caso de ter seu perfil invadido ou ser vítima de perfil falso na internet.

“Procure um advogado de sua confiança para orientá-lo no que fazer. Provavelmente vai ter que se tomar alguma medida enérgica na delegacia de polícia para se preservar, registrando esse fato que está acontecendo nos anais daquela casa de polícia, para que futuramente você não possa, por exemplo, ser alvo de alguma ação de alguém que se sentiu vítima de um golpe dado por você, que na verdade não era você”, explicou.

Veja o cometário completo de Claudenilo Pereira:

A historiadora Fernanda Calisto, disse que a baixa autoestima pode levar as pessoas a autoexposição na internet e que é preciso ter cautela com as informações postadas nas redes sociais.

“Nós vivemos em sua sociedade globalizada em que hoje a gente precisa muito da internet, desse contato, em fim. Todas as informações estão disponíveis na internet. Se a gente colocar o nosso nome lá no Google vai aparecer coisas a respeito. São informações nossas que vão estar disponíveis na internet que tem como a gente minimizar essas informações, como nas redes sociais”, pontuou.

Veja o cometário completo de Fernanda Calisto:

Pablo Guedes é advogado criminalista e explicou como se proteger de possíveis crimes cometidos em redes sociais.

“Nós escolhemos aquilo que iremos mostrar nas redes sociais e isso é demasiado humano. É absolutamente natural que as pessoas se exponham nas redes sociais, ao meu sentir, só que essa exposição precisa ser controlada, justamente para não dar aso a determinados tipos de criminosos que são altamente especializados. As pessoas têm o costume de postar nos storys onde estão, fazendo uma refeição, tomando uma bebida, etc. Se você tem um perfil aberto pode facilmente ser alvo ou fazer com que sua casa seja alvo de alguma operação por parte de criminosos”, disse.

“Meu conselho seria: poste depois de sair do ambiente, por exemplo. Tente, se for possível, se você não usar as redes sociais para divulgação de trabalho, tente manter o seu perfil fechado, apenas com pessoas que são suas amigas. São dicas simples, mas que têm um poder de efetivamente coibir e evitar determinadas circunstâncias que podem ser extremamente perigosas”, completou Guedes.

Veja o comentário completo de Pablo Guedes:

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

Assista ao Papo Cabeça na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: