header top bar

section content

Conselho Municipal de Cultura se reúne e secretário define data para anunciar resultados do Fuminc 2025

Proponentes de projetos de cultura em Cajazeiras que ainda não prestaram contas devem fazê-lo até dia 30 desse mês

Por Luis Fernando Mifô

19/07/2025 às 14h53 • atualizado em 19/07/2025 às 16h13

Reunião do Conselho Municipal de Cultura de Cajazeiras (Foto: Secom-CZ)

Entre os principais assuntos debatidos durante reunião do Conselho Municipal de Cultura na quinta-feira (17), destacou-se a ausência de prestação de contas por parte de alguns proponentes que tiveram projetos aprovados nos editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMINC), nos anos de 2022, 2023 e 2024.

Segundo os conselheiros, a prestação de contas é uma obrigação legal e essencial para garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos.

Os proponentes que ainda não regularizaram sua situação deverão fazê-lo até dia 30 de julho de 2025, sob pena de inabilitação para participação em futuros editais de incentivo à cultura, alerta o Conselho.

Durante a reunião, também foi apresentado o novo marco normativo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – 2º Ciclo, bem como os valores que serão repassados ao município no ano de 2025.

A partir dessas informações, deu-se início ao planejamento estratégico para aplicação dos recursos, com foco em ações estruturantes, continuadas e com impacto direto no fortalecimento da cadeia produtiva da cultura local.

“Com o objetivo de garantir a participação da sociedade civil e da classe artística, será realizada em breve uma escuta pública, aberta a sugestões e contribuições que orientem a construção coletiva das ações a serem executadas”, disse o secretário municipal de Cultura, Eduardo Jorge Pereira.

“A gestão municipal reafirma seu compromisso com uma cultura fortalecida pela transparência, participação social e responsabilidade pública”, reforçou ele.

Eduardo informou ainda que, devido ao atraso nas prestações de contas, o anúncio do resultado do FUMINC 2025 foi adiado para a próxima quarta-feira (23).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: