header top bar

section content

Folha aponta Maranhão como opção do Planalto para o lugar de Renan

Na avaliação do Planalto, os peemedebistas com mais chances de suceder Renan Calheiros (AL) na presidência do Senado são, pela ordem, Garibaldi Alves (RN) e José Maranhão (PB). Para o governo, Pedro Simon (RS), Gerson Camata (ES) e Edison Lobão (MA) têm poucas chances de serem escolhidos pela bancada. Apesar de ter sido um duro […]

Por

20/11/2007 às 10h08

Na avaliação do Planalto, os peemedebistas com mais chances de suceder Renan Calheiros (AL) na presidência do Senado são, pela ordem, Garibaldi Alves (RN) e José Maranhão (PB). Para o governo, Pedro Simon (RS), Gerson Camata (ES) e Edison Lobão (MA) têm poucas chances de serem escolhidos pela bancada.

Apesar de ter sido um duro adversário do governo na presidência da CPI dos Bingos (2005-2006), Garibaldi reconstruiu pontes com o presidente Lula. Primo de Garibaldi, o líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), aproximou ambos. Nas palavras de um ministro, Lula "tem coração de mãe" e não vetaria o senador potiguar.

O Planalto passou a trabalhar com o cenário de sucessão iminente de Renan porque o senador alagoano costura um acordo para entregar a presidência da Casa em troca de sua absolvição no plenário.

Maranhão tem a simpatia de Renan, mas reuniria menos apoio na bancada e na oposição do que Garibaldi. Camata perdeu a chance de presidir a Casa porque hostilizou muito Renan no primeiro processo de cassação. Simon teria atuação descolada demais da bancada. E Lobão, apesar da simpatia de José Sarney (AP), é um novato no PMDB -ele acabou de deixar o DEM.

A cúpula do PMDB estimula Renan a renunciar ao cargo antes da votação em plenário. Nos bastidores, Lula trabalha discretamente pela absolvição”. 

Fonte: Folhaonline

Tags:
SEIS CIDADES

VÍDEO: Candidatos da Paraíba e do Ceará concorrem em mais uma eliminatória do Talentos do Sertão 2022

SEPARADOS À FORÇA

VÍDEO: Família se emociona em Cajazeiras no reencontro de mãe e filho que não se viam há mais de 50 anos

AO LADO DO PRESIDENTE

VÍDEO: Cícero Lucena ouve sonora vaia de apoiadores de Bolsonaro e tem dificuldade para discursar

DOGMAS

VÍDEO: Padre explica por que Igreja Católica Brasileira não celebra casamento de pessoas do mesmo sexo

Recomendado pelo Google: