header top bar

section content

Com 57 votos, Rodrigo Pacheco é eleito novo presidente do Senado e do Congresso Nacional

A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, entre os quais siglas de oposição, como PT, Rede e PDT.

Por Juliana Santos

01/02/2021 às 19h47 • atualizado em 02/02/2021 às 10h27

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), novo presidente do Senado Federal. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Senado Federal elegeu no final da tarde desta segunda-feira (1º), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu 68º presidente. O senador do DEM foi eleito presidente da Casa com 57 votos, derrotando Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Pacheco será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos. Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência.

O apoio de Alcolumbre foi fundamental para a eleição de Pacheco, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo então presidente da Casa. A proximidade de Alcolumbre com o presidente Jair Bolsonaro, com lideranças governistas, como PP, PSD e Republicanos, e de oposição, PT e PDT, assegurou um apoio abrangente a Pacheco.

VEJA TAMBÉM

Olho Vivo da TV Dário do Sertão será gerado direto de Brasília em semana política decisiva

Durante o discurso de posse o Rodrigo Pacheco, afirmou que assume o cargo com o proposito de unir o senado e que seu mandato será direcionado a todos. “O Senado volta a se unir no a fim de desempenhar fielmente um mandato conferido a todos nós, somente assim, poderemos caminhar em busca do que realmente precisamos nesse momento, criar uma sociedade justa e livre desprovida de preconceito e discriminações de quaisquer naturezas”, disse.

A expectativa agora é voltado para a Câmara dos Deputados Federais, que após para após clima tranquilo no Senado, a disputa promete ser quente entre Arthur Lira, candidato de Bolsonaro, e Baleia Rossi, apoiado por Rodrigo Maia.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: