VÍDEO: Programa “O Direito ao Alcance de Todos” discute CNH Social e benefícios para população de baixa renda
Durante o programa, os estudantes explicaram detalhes da Lei nº 15.153/2025, que entrou em vigor no último dia 12 de agosto e alterou o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997)
O projeto de extensão “O Direito ao Alcance de Todos”, exibido na TV Diário do Sertão, trouxe nesta semana um tema de grande relevância social: a CNH Social. A pauta foi conduzida pelos extensionistas Lorena Aurea Abreu dos Santos, Maycon Gurgel de Sousa e Paulo Victor Amaral Gadelha, alunos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa.
Durante o programa, os estudantes explicaram detalhes da Lei nº 15.153/2025, que entrou em vigor no último dia 12 de agosto e alterou o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997). A nova legislação permite que os recursos arrecadados por meio de multas de trânsito sejam destinados a diferentes áreas, entre elas o custeio da habilitação para pessoas de baixa renda.
LEIA TAMBÉM:
Segundo os extensionistas, podem solicitar a CNH Social os candidatos que atendam aos seguintes requisitos:
– Ter 18 anos ou mais;
– Estar inscrito no CadÚnico;
– Possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Os apresentadores destacaram que a medida pode gerar impactos positivos diretos na vida dos beneficiados, como o aumento das chances de inserção no mercado de trabalho – já que em diversas vagas a habilitação é exigida – e também o empoderamento feminino, ao oferecer independência e novas oportunidades.
Outro ponto frisado foi a relevância da utilização dos recursos provenientes de multas de trânsito para beneficiar justamente as camadas mais vulneráveis da sociedade. Além da CNH Social, a lei também prevê investimentos em sinalização, policiamento e fiscalização, visando melhorias gerais no trânsito em todo o país.
Os alunos do CCJS fizeram a leitura da lei, comentaram seus principais artigos e reforçaram que a política não só democratiza o acesso à habilitação, mas também contribui para a segurança e cidadania no trânsito.
O Programa
A proposta do programa é orientar o público a buscar soluções para problemas cotidianos considerados de menor complexidade, de forma rápida, sem burocracia e gratuitamente.
“O Direito ao Alcance de Todos” é um projeto de extensão da UFCG – Campus Sousa, que busca democratizar o conhecimento jurídico para a população. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras, das 17h às 18h, pelo canal da TV Diário do Sertão no YouTube, com apresentação dos alunos de Direito.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário