header top bar

section content

Nordeste inteiro tem alto risco de epidemia. No total, 16 Estados têm chance de desenvolver surto

Todo o Nordeste corre grande risco de ter epidemia de dengue, sete Estados já entraram na lista de alto risco; total sobe para 16

Por

11/01/2011 às 18h36

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (11) os 16 Estados brasileiros nos quais o risco de dengue é considerado muito alto. O número já havia sido divulgado mais cedo, mas sem a especificação dos Estados. Em relação à última divulgação feita pelo ministério, em setembro, sete Estados entraram na lista, enquanto um saiu. O que entraram são: Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo. Esses Estados receberão atenção especial do ministério.

Entre os Estados no qual o risco já era considerado muito alto estão Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.

O Nordeste é a região mais afetada do país, onde todos os nove Estados apresentam risco de surto da doença – em setembro eram sete. No Sudeste um Estado entrou na lista – Espírito Santo –, enquanto no Norte três entraram – Acre, Amazonas, e Tocantins e um saiu – Amapá.

Entre as capitais dos Estados, as duas com maior risco de surto estão no Norte: Rio Branco e Porto Velho. Outras 14 capitais estão em “situação de alerta”.

A medição é feita com base em dados como incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação, sorotipos em circulação, cobertura das redes de água e coleta de lixo e densidade populacional.

Além dos Estados com risco muito alto, de acordo com os critérios, há ainda os com risco considerado apenas alto. São eles Roraima, Amapá, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Nos demais Estados brasileiros, o risco é considerado moderado ou baixo.

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: