header top bar

section content

Pacientes de hemodiálise sofrem com atraso

Pacientes do Sertão do Estado estão sofrendo por causa do atraso da verba para pagamento de passagens. O dinheiro é liberado pelo governo federal e depositado na conta da Secretaria do estado

Por

10/12/2007 às 16h09

Pacientes do Sertão do Estado que fazem hemodiálise no município de Sousa estão sofrendo para ir às sessões por causa do atraso da verba para pagamento de passagens. O dinheiro é liberado pelo governo federal e depositado na conta da Secretaria de Saúde do Estado, que repassa aos pacientes através de cheque nominal.

No caso de Vanildo da Silva, de 32 anos, que mora em Cajazeiras e precisa se submeter à três sessões de hemodiálise por semana, o repasse deveria ser de R$ 156 mensais. No mês passado, ele recebeu o equivalente aos meses de agosto e setembro. Outubro e novembro ainda não foram pagos e nem há previsão de liberação do dinheiro.

Segundo Vanildo, na região de Cajazeiras, cerca de 100 pacientes estão na mesma situação. "A gente está tirando o dinheiro da feira, do leite das crianças para se deslocar até o hospital e fazer o tratamento", desabafou.

De acordo com Sávio Gomes, superintendente da 9ª Gerência Regional de Saúde do Estado, a verba faz parte do Programa de Tratamento Fora do Domicílio, do Governo Federal. Ele confirmou que ainda não foram repassados os meses de outubro e novembro, mas confessou que a situação já foi pior. "Quando entrei aqui, no início do ano, o atraso era de cinco meses", disse.

Sávio declarou que infelizmente, como se trata de uma verba do Governo Federal, a Secretaria não tem como colocar o pagamento em dia. "Acreditamos que isso aconteça até o dia 20", informou. Enquanto isso, um grupo de pacientes se prepara para realizar um protesto na próxima semana contra o atraso da verba.

Edilma Mota – Portal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: