header top bar

section content

Padre Djacy denuncia desinteresse

em favor do projeto de transposição, falta de empolgação

Por

22/11/2007 às 11h32

O padre católico Djacy Brasileiro, pároco de Santa Cruz, no Sertão paraibano, lançou nesta quinta-feira (22) novo manifesto em favor do projeto de transposição das águas do rio São Francisco, atacando "comodismo e desinteresse" das lideranças políticas do Estado e a falta de empolgação do povo com essa causa.

O manifesto faz parte da campanha de mobilização que o Padre Djacy vem fazendo pela transposição, o que inclui a montagem de uma cruz de latas de 12 metros de altura em ato público programado para este sábado (24) em Sousa. Leia a seguir o documento distribuído pelo religioso.

Apelo às Lideranças e ao Povo da Paraíba
Com um grito pungente, clamo às lideranças quer políticas, religiosas, estudantis, sindicais etc., e ao povo da Paraíba, que não deixemos a chama da luta pela transposição apagar. Nada de esmorecimento, comodismo! Vamos à luta, pelo o amor de Deus. Percebo, pois, que há um desestimulo e falta de interesse por essa causa tão nobre, tão justa, tão humana e cristã… Indubitavelmente, não há o mínimo de motivação ou empolgação por esta luta em defesa da vida… (água é vida).

Será, meu Deus, que vamos perder a batalha, por causa de nosso desinteresse, comodismo? Por que, afinal, a maioria das ditas lideranças não se envolve ou assume essa empreitada, de corpo e alma? Por que tanta inércia, tanta frieza?E também, o que leva o povo paraibano a não se empolgar com esta causa? Quem são os culpados por esta falta de interesse? Afinal, transposição é ou não é prioridade para todos nós, desta região marcada pela seca e suas conseqüências nefastas?

Ainda bem, que a imprensa paraibana está na luta, apoiando nossas mobilizações, divulgando a importância do projeto de transposição. A imprensa da Paraíba merece nossos aplausos, nossos parabéns, nosso reconhecimento! Palmas para a imprensa!A mesma tem sido nossa grande parceira nessa luta em defesa desse projeto que vai libertar milhões de nordestinos da sede e do atraso sócio econômico.
Vamos lutar, nos empolgar, nos entusiasmar empunhando a bandeira da luta em defesa de tantos irmãos sedentos. Não nos esmoreçamos diante da luta renhida. A vitória será nossa! Passei por essa experiência, quando lutava por água pra Santa Cruz. Não esmoreci, não me acovardei, não fugi das raias da luta. Hoje, meu povo vive feliz. Tudo isso graças a nossa luta e o apoio e incondicional da imprensa.

"A união faz a força". Esse é o caminho da vitória. Vamos, então no dia 24, na cidade de Sousa, participar de uma grande mobilização, com a presença da cruz de latas, em defesa da transposição de águas do rio São Francisco. Quero ver o povo e seus representantes unidos na luta por água. Ou tudo ou nada!

Faço um apelo veemente a classe política: pelo o amor de Deus, entre nessa luta,envolva-se,esqueça um pouco as suas escaramuças rotineiras e abrace essa causa como grande prioridade política.Afinal ,a vida dos paraibanos está em jogo: ou vida ou morte.Pois,onde não há água,impera a morte.

Quero ver quem é quem no dia 24 deste. A Paraíba vai saber quais os políticos que de fato, estão interessados pela transposição.
Dia 24 está chegando. Será o dia do grito do povo clamando por água: transposição já! Ou agora ou nunca mais.

Padre Djacy Brasileiro

Portal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: