header top bar

section content

Obra da Prefeitura de Marizópolis vai beneficiar 70 mil pessoas da região

A construção de estação de tratamento de esgotos impedirá a poluição do açude de São Gonçalo, um dos maiores mananciais do Sertão. A obra é um sonho antigo do ex-prefeito José Vieira da Silva.

Por

05/11/2007 às 22h13

A Prefeitura de Marizópolis vai entregar nos próximos meses uma obra que, por incrível que pareça, beneficiará em torno de 70 mil pessoas da região. A construção de estações de tratamento de esgotos da cidade impedirá a poluição do açude público de São Gonçalo, um dos maiores mananciais do Sertão.

O reservatório abastece, além de Marizópolis, Sousa e os três núcleos habitacionais do Perímetro Irrigado de São Gonçalo.

O açude há muito tempo recebe dejetos e esgotos oriundos das residências da zona sul de Marizópolis. Boa parte dos resíduos sólidos das casas da artéria deságua em São Gonçalo. Resultado: a água costuma registrar altos índices de cloriformes fecais, oferecendo perigo a quem a consome.

O ex-prefeito da cidade, José Vieira da Silva – foto – (PTN), desde o começo de seu primeiro governo, procurava uma solução para a problemática. Depois de mais de dez anos de esforços, na condição de secretário do governo de Alexciana Braga, Vieira comemora a proximidade de uma saída definitiva.

A Prefeitura toca desde os primeiros meses do ano obras de construção de uma estação de tratamento de esgotos e também uma estação elevatória, que desviará os esgotos da zona sul para o outro lado da cidade.

Para se ter uma idéia da dimensão do projeto, a obra custará em torno de R$ 5 milhões aos cofres públicos, dinheiro do Governo Federal e da Prefeitura de Marizópolis. 

Da redação do DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: