header top bar

section content

Médicos pedem demissão coletiva de Hospital de Patos

Trinta médicos que atendem na Maternidade Peregrino de Carvalho, em Patos, assinaram uma lista de demissão em massa com data marcada até o final desse mês. Eles pedem reposição salarial ao Estado.

Por

27/10/2007 às 15h55

Trinta médicos que atendem na Maternidade Peregrino de Carvalho, em Patos, assinaram uma lista de demissão em massa com data marcada até o final desse mês, caso não sejam atendidas as reivindicações feitas, desde agosto desse ano.

A categoria pede a reposição dos 30% da produtividade retirada há três anos pela Secretaria de Saúde do Estado. A lista foi entregue, ontem pela manhã, ao Ministério Público. A Secretaria de Saúde do Estado tem até o dia 30 de outubro para sinalizar soluções, caso contrário, a Maternidade do município de Patos que atende também áreas circunvizinhas ficará sem atendimento.

Outra reivindicação dos profissionais da saúde é o recebimento dos atendimentos de municípios referentes a Patos onde as cidades que não dispõem desses serviços pagam a Patos para que a população receba o atendimento, em contrapartida, as prefeituras repassam parte da verba para cada médico e a outra que seria de responsabilidade do Estado não está sendo cumprida, segundo eles apenas as prefeituras estão repassando os valores acordados.

Municípios vizinhos
A Maternidade atende mais de 20 municípios vizinhos como todo o vale do Piancó, inclusive, do estado do Pernambuco e chega a receber por mês, mais de 300 pessoas que são assistidas desde a parte ambulatorial até o parto. 

Segundo os médicos que abraçaram a causa, o Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Almeida já foi procurado várias vezes pela categoria, e na promessa de atender aos pedidos eles aguardam até hoje sendo que nenhuma providência foi tomada. Eles disseram também que o Deputado Antonio Mineral ainda prometeu soluções para o caso, mas também não obtiveram retorno.

“Já tentamos diversos diálogos e até agora nem sucesso, agora vamos recorrer ao ministério público e aos demais deputados da cidade e se nada for resolvido, deixaremos os cargos”, disse o médico Ednaldo Dantas.

Outro lado
A Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o secretário, Geraldo Almeida, não recebeu nenhuma comunicação e nem reivindicação dos médicos. Quando ele receber, segundo a SES, deverá atuar de acordo com a lei, que determina que funcionários do quadro efetivo, de serviços essenciais, não podem paralisar suas atividades.

Fonte: Correio da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: