header top bar

section content

Cidade do Sertão confirma 26 casos de chikungunya e mais de 550 casos só nos três primeiros meses do ano

A cidade já registrou 554 casos notificados, nos quais as pessoas apresentam a sintomatologia comum das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

Por Campelo Sousa

02/04/2016 às 14h21 • atualizado em 02/04/2016 às 14h24

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica divulgou o boletim do primeiro trimestre de 2016 das notificações de casos de viroses relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica da cidade de Patos, sertão da Paraíba, a cidade já registrou 554 casos notificados, nos quais as pessoas apresentam a sintomatologia comum das doenças transmitidas pelo mosquito.

Cartaz do Ministério da Saúde mostra como diferenciar os sintomas

Cartaz do Ministério da Saúde mostra como diferenciar os sintomas

“Nós estamos fazendo a sorologia por amostragem, os casos que temos são os que estão dentro do sistema, afora aqueles que ainda não foram lançados, e aqueles que a população não notificou. Contudo, deste total foram enviadas 70 amostras para testagem no LACEN, e nós já recebemos o resultado de 30, e destes 30, 26 deram sorologia positiva para chikungunya. As outras quatro amostras continuam em investigação, pois deram negativas para chikungunya, e serão testadas para dengue,” detalhou.

Ainda segundo Amorim, com base nesses índices é possível analisar o restante das amostras traçando o vínculo epidemiológico através da sintomatologia compatível com chikungunya, ou dengue. Ou seja, será possível chegar à definição da epidemia que está instalada na cidade com base na estatística das amostragens testadas, como também de acordo com os sintomas apresentados pelos demais pacientes notificados.

“Como nós trabalhamos com estatística dos casos, não é viável fazer a testagem clínica de todas as amostras, assim o processo seria longo e dispendioso e talvez não chegássemos a um denominador comum, que é encontrar uma resposta para a população,” explicou.

DIÁRIO DO SERTÃO com Patos Online

Recomendado pelo Google: