header top bar

section content

Bolo gigante na rua marca o aniversário da cidade de Bonito de Santa Fé. Veja fotos!

O bolo tinha 78 metros de comprimento e foi produzido por várias pessoas que ficaram responsáveis também pela decoração

Por Jocivan Pinheiro

16/11/2016 às 09h23 • atualizado em 16/11/2016 às 11h53

Bolo de 78 metros em Bonito de Santa Fé (Foto: Fred Lacerda)

Bolo de 78 metros em Bonito de Santa Fé (Foto: Fred Lacerda)

Nesta terça-feira (15), o município de Bonito de Santa Fé completou 78 anos de emancipação política, e para celebrar a data a Prefeitura serviu um bolo gigante em praça pública para a população.

Populares cantam parabéns para Bonito de Santa Fé (Foto: Fred Lacerda)

Populares cantam parabéns para Bonito de Santa Fé (Foto: Fred Lacerda)

O bolo tinha 78 metros de comprimento – em alusão aos 78 anos do município – e foi produzido por várias pessoas que ficaram responsáveis também pela decoração. Ele foi servido enquanto as pessoas cantavam parabéns ao som da Banda Filarmônica Cap. José de Sousa Neves.

Bonito de Santa Fé fica no Alto Sertão paraibano, a 47 km de Cajazeiras (cidade  polo da região) e a 403 km da capital João Pessoa. Encravado nas nascentes do Rio Piranhas, o município possui uma população estimada em cerca de 11 mil habitantes, e seu ponto forte na economia é a agricultura de subsistência.

História

O município de Bonito de Santa Fé era primitivamente habitado pelos índios Cariris e Tarairus. As terras, pertencentes à família Arruda Câmara, foram vendidas a Manoel José e Francisco Soares, que deram início à colonização do local através da atividade agrícola.

No século XIX, a região era alvo de cangaceiros, combatidos sobretudo pela família Timóteo de Souza. Pacificada a região, foi construída a capela de Santo Antônio, que deu origem ao povoado de Santa Fé. Em 1889, surgiu a primeira feira livre.

O povoado pertencia ao município de São José de Piranhas. A emancipação política do município, então denominado de Bonito, ocorreu pela lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, desmembrado de Jatobá e constituído de dois distritos: Bonito e Monte Herebe. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31/12/1943, o município de Bonito passou a denominar-se Bonito de Santa Fé. A lei estadual nº 2608, de 05/12/1961, desmembrou o distrito de Monte Horebe do município de Bonito de Santa Fé, elevando-o à categoria de município (Fonte: Wikipédia).

Toda a equipe do Sistema de Comunicação Diário do Sertão parabeniza o município pelos seus 78 anos de emancipação política e por sua rica história construída à base de muita luta do seu povo.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com fotos de Fred Lacerda

Recomendado pelo Google: