header top bar

section content

Sinal 4G chega a cidade de Sousa e poderá interferir em sinal de TV aberta; veja as dicas

Saiba como prevenir possíveis interferências nos canais abertos de sua televisão.

Por Campelo Sousa

06/05/2017 às 08h45 • atualizado em 05/05/2017 às 14h58

Sinal 4G chegou a cidade de Sousa

O sinal de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz está chegando à cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. No entanto, o 4G e a TV aberta utilizam frequências de sinais muito próximas e eventualmente poderá ocorrer pequenas alterações no televisor, como chuviscos, chiados, quadriculados, ausência de áudio e imagens.

Algumas práticas para evitar interferências foram mundialmente adotadas em países que implantaram suas redes de celular 4G. A TV Perfeita foi criada pela EAD, entidade criada conforme determinação da Anatel, para atuar de maneira preventiva e corretiva nas regiões onde o 4G em 700 MHz for implantado. A missão da TV Perfeita é zelar pela qualidade de imagem da TV, dando dicas e orientações importantes sobre como evitar as possíveis interferências no sinal de TV provocados pelo 4G em 700Mhz:

1. Dê preferência para antenas externas;
2. Verifique se a antena está bem posicionada. Se necessário, procure um antenista para fazer a verificação;
3. Evite manter celulares, tablets e laptops, que utilizam o sinal 4G, próximos às TVs e às antenas de TV aberta.

A TV Perfeita criou um site que ajuda a detectar e sanar as possíveis interferências. O primeiro passo é acessar o Diagnóstico Online no site www.tvperfeita.com.br e tentar identificar o motivo da interferência.

Se o resultado for positivo, o telespectador deve entrar em contato pelo telefone 0800 670 1010. O caso será analisado e, se a interferência pelo 4G em 700 MHz for confirmada, o telespectador receberá gratuitamente um pequeno filtro, que deve ser instado entre a antena e a televisão. Este dispositivo foi desenvolvido para eliminar as possíveis interferências com as orientações necessárias para instalação.

Sobre a TV Perfeita
A TV Perfeita foi criada pela EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A missão da TV Perfeita é minimizar possíveis interferências entre sistemas de TV e 4G.

Laís Buri / Weber Shandwick

Recomendado pelo Google: