header top bar

section content

TÁ FUNCIONANDO? Após três inaugurações, UPA de Sousa é reaberta e já atendeu mais de 200 pessoas em 72h

Depois da terceira festa de inauguração, a reportagem do Diário do Sertão visitou a unidade para saber como estão sendo feitos os atendimentos aos pacientes

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

13/07/2017 às 15h44 • atualizado em 13/07/2017 às 16h26



A população da cidade de Sousa já pode contar com o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mauro Abrantes Sobrinho (Doutor Marizinho) que fica localizada no Bairro da Estação. A unidade foi reaberta em solenidade realizada no dia 10 de julho, aniversário da cidade sorriso da Paraíba. Jucemara G. De Oliveira Soares é a diretora-geral da unidade de saúde.

Veja também: Após ser fechada pela administração anterior, prefeito Fábio Tyrone reinaugura UPA de Sousa

UPA de Sousa foi reaberta e está realizando atendimentos (foto: Charley Garrido)

A UPA foi inaugurada outras duas vezes, a primeira em 2012 na gestão de Fábio Tyrone (PSB) e a segunda no dia 21 de setembro na gestão do ex-prefeito André Gadelha (PMDB), porém, nos dois casos os atendimentos foram suspensos deixando a população prejudicada.

UPA de Sousa foi reaberta e está realizando atendimentos (foto: Charley Garrido)

Agora, depois da terceira festa de inauguração, a reportagem do Diário do Sertão visitou a unidade para saber como estão sendo feitos os atendimentos aos pacientes. Nossa reportagem conversou com o diretor administrativo, Alex Alves, e ele falou sobre a importância da unidade de saúde.

UPA de Sousa foi reaberta e está realizando atendimentos (foto: Charley Garrido)

24 horas
A UPA de Sousa, funciona 24 horas, conta com vários leitos e pode atender até 250 pessoas diariamente. A classificação de risco é baseada no Protocolo de Manchester selecionando os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente.

Veja acima quais os casos atendidos na UPA de Sousa

A UPA
As Unidades de Pronto Atendimento, chamadas de UPAs, são clínicas financiadas pelo Ministério da Saúde para desafogar hospitais de urgência no tratamento de infarto e derrame. Para construir uma UPA, a União normalmente financia prefeituras, que contratam a obra e compram vários aparelhos, como os de raio X e os eletrocardiógrafos.

As inaugurações
Em Sousa, a UPA foi inaugurada em 2012 na gestão do atual prefeito Fábio Tyrone (PTB) e custou R$ 2 milhões de reais. Segundo o Ministério Público Federal, que investiga o caso, entre as irregularidades da obra está uma sala para ressonância magnética que não fazia parte do projeto original. Já as torneiras metálicas previstas foram trocadas por similares de plástico.

Relembre: 

UPA 24 horas é inaugurada em Sousa e profissionais já iniciam atendimentos

MPF ajuíza ação contra ex-prefeito, dois engenheiros e empresa que construiu o prédio

Procurador diz que inauguração da UPA de Sousa não passou de cunho eleitoreiro

No dia 21 de setembro de 2016 a UPA foi novamente inaugurada, dessa vez na gestão do ex-prefeito André Gadelha (PMDB). Mas em outubro, a unidade foi novamente fechada após a derrota do gestor nas urnas para Tyrone. O Ministério Público Federal também investiga a ex-gestão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

REVOLTA

VÍDEO: ‘Só quem odeia Lula o quer preso, como se ele fosse um bandido perigoso’, diz jornalista

VÍDEO

“Sou liderança forte, mas estou abandonado”, declarou Gobira ao vivo sobre grupo de Carlos Antonio

VÍDEO!

Padre cajazeirense responde a cantor gospel que atacou Nossa Senhora: “Nossos pêsames a esse cantor”

SAIBA

É OU NÃO É FERIADO? Em entrevista, prefeito de Cajazeiras decide sobre o Dia de São Pedro