header top bar

section content

Ministério Público da Paraíba vai investigar suposto nepotismo na Prefeitura de Cajazeiras

Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de parentesco.

Por Diário do Sertão

01/02/2018 às 16h17

Prefeitura da cidade de Cajazeiras

Foi divulgado nessa quarta-feira (31), no Diário Eletrônico do Ministério Público da Paraíba, a instauração de inquérito civil público para investigar suposta prática de nepotismo na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba.

+ Sindicalista aciona Ministério Público por atraso salarial de servidores da prefeitura de Cajazeiras

O prefeito da Terra do Padre Rolim, José Aldemir (PP) deverá prestar esclarecimentos à Justiça sobre o caso.

O procedimento foi instaurado na 4ª Promotoria de Justiça, que tem a frente Sarah Araújo Viana de Lucena, que deverá investigar o poder público municipal sobre empregos a parentes do gestor.

O outro lado
À redação do Diário do Sertão nesta quinta-feira (1), o secretário de Governo e Articulação Polícia da Prefeitura, José Anchieta César disse a prefeitura ainda não foi notificada sobre o assunto.

O que é? 
Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: