header top bar

section content

Por causa da seca, produção de coco em Sousa está cada vez mais escassa e vira reportagem de TV nacional

Para voltar a ser a cidade pioneira na produção do fruto, mesmo com um bom inverno, Sousa terá que esperar vários anos para colher.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

20/02/2018 às 14h43 • atualizado em 20/02/2018 às 14h44

Depois de ser noticiada todos os anos no Diário do Sertão, a produção de coco está cada vez mais escassa na cidade de Sousa, no sertão do estado.

A cidade conhecida como a da melhor água de coco do Brasil, vem passando por vários diversos problemas por causa da forte seca que já dura anos.

O programa Globo Rural da TV Globo, trouxe uma reportagem mostrando as dificuldades que os produtores e agricultores estão enfrentando, com a diminuição da produção de coco na região.  Sousa além de abastecer o Nordeste, também vendia para toda a região Sudeste e Centro-Oeste do país. No auge da produção, já se teve 1,2 mil hectares de área dominados pelos coqueirais, onde muitos agricultores sobreviviam com o cultivo e venda, que já chegou a mais de 120 mil cocos por dia.

Após a seca, a produção caiu quase 95%. Alguns comerciantes que vendiam o produto, hoje está tendo que comprar de outros estado para poder revender e não fechar o seu comércio.

Para voltar a ser a cidade pioneira na produção do fruto, mesmo com um bom inverno, Sousa terá que esperar vários anos para colher.

A previsão do tempo para o Sertão é de chuvas abaixo da média para os próximos três meses, segundo o relatório de um grupo que reúne vários institutos oficiais que lidam com estudos climáticos.

Relembre algumas reportagens feitas pelo Diário do Sertão sobre a produção de coco:

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA ESPECIAL

DIA DO MÉDICO: Um dos médicos mais respeitados de Cajazeiras relata fatos marcantes do seu ‘sacerdócio’

RESULTADOS MARCANTES

VÍDEO: Na capital, jornalista cajazeirense avalia vitória de Azevêdo e derrota de Cássio: “Foi um marco”

ACONTECE EM NOVEMBRO

VÍDEO: Secretária da Prefeitura e gerente do Sebrae dão detalhes sobre a feira Expo Negócios Cajazeiras

EPISÓDIO 5

VÍDEO: Programa Coisas de Cajazeiras especial reverencia os mestres na arte de educar: os professores