header top bar

section content

VÍDEO: Justiça determina leilão de prédio histórico de Cajazeiras, e Câmara de Vereadores tenta evitar

Prestes a completar 93 anos de fundação, uma decisão judicial determinou que o prédio onde fica a sede do Círculo Operário fosse a leilão nesta quinta-feira

Por Jocivan Pinheiro

11/04/2018 às 13h51 • atualizado em 11/04/2018 às 13h56

Sem dúvida a Igreja Católica desempenha papel fundamental no desenvolvimento de Cajazeiras. Ao longo dos anos vários são os feitos que confirmam esta afirmação. Exemplo disso é o Círculo Operário.

Criado no ano de 1925, na gestão do primeiro bispo da Diocese, Dom Moisés Coelho, o movimento agremiava trabalhadores que eram fundamentados na doutrina católica. Ao mesmo tempo, atividades sociais eram desenvolvidas atraindo a sociedade.

Prestes a completar 93 anos de existência, uma decisão judicial causou espanto na cidade. A Justiça determinou que o prédio onde fica a sede do Círculo Operário fosse a leilão nesta quinta (12).

VEJA TAMBÉM: Mais antigo membro do Círculo Operário de Cajazeiras, patriarca da família Amaro é homenageado em evento com clima de nostalgia

Sede do Círculo Operário de Cajazeiras

De acordo com o presidente da entidade, o advogado Antônio Pereira dos Anjos, o Totonho, o motivo da ação é para pagamento de uma indenização por danos morais para uma pessoa que ele preferiu não mencionar.

“Ocorreram várias tentativas de se fazer um acordo, mas elas foram refutadas pelos advogados da parte contrária. A gente procurava os advogados e eles não passavam uma notícia coesa para nós, então por isso ficamos tristes pela forma como está sendo conduzido o processo. Mas estamos aqui com toda energia e força para defender o patrimônio cultural de Cajazeiras”.

Presidente do Círculo Operário, Antônio Pereira dos Anjos, com a primeira ata do clube

Por outro lado, sabendo da importância histórica do prédio, a Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou em tempo hábil um decreto legislativo que torna a sede do Círculo Operário um patrimônio histórico e cultural da cidade, a fim de evitar que o prédio seja leiloado.

“Eu sei que a questão está ganha. Mas a gente vai recorrer a outros recursos . A gente vai fazer alguma coisa para o Círculo Operário não perder essa sede. Eu peço à comunidade de Cajazeiras que se junte a nós nesse momento difícil”, disse o presidente Totonho.

Movimento que fundou o Círculo Operário agremiava trabalhadores católicos

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: