header top bar

section content

Mais de 3.200 estudantes cursam técnico e graduação nas cinco instituições educacionais de Sousa

Confira as opções de graduação e cursos tecnológicos que a cidade de Sousa dispõe

Por Campelo Sousa

06/12/2018 às 13h36 • atualizado em 06/12/2018 às 13h37

Cursos de graduação e técnicos em Sousa

O ensino superior é o estado mais elevado dos sistemas educativos, e a cada vez mais, está mais acessível cursá-los devido a infinidade de cursos oferecidos em todo o país.

Falta de tempo ou dinheiro não é mais desculpas para quem quer crescer na vida, e garantir um diploma e uma colocação mais elevada no mercado de trabalho.

Na cidade de Sousa, Sertão do estado, há várias possibilidades de cursos superiores, ensinos a distancia e tecnológico oferecidos em várias instituições educacionais.

A reportagem do Diário do Sertão, fez um levantamento sobre as instituições, cursos e números de alunos que estudam em Sousa.

OPÇÕES DE CURSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NA CIDADE SORRISO

UFCG

Universidade Federal de Campina Grande Campus Sousa

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), são oferecidos os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social.

A UFCG campus Sousa conta com 1382 alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite. Por curso são, Administração – 181 alunos, Ciências Contábeis – 198 alunos, Direito – 875 alunos e Serviço Social – 128 alunos.

A universidade é reconhecida nacionalmente, e vários estudantes de diversos estados vem para a cidade para estudar. Como dá pra ver, o curso mais procurado e renomado é o de Direito.

Para ingressar na faculdade, o aluno tem que ter concluído o Ensino Médio e ter sido aprovado no Enem.

IFPB

Instituto Federal da Paraíba em Sousa

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), possui dois campus na cidade. Um nas imediações da BR 230, no Jardim Sorrilândia e um no distrito de São Gonçalo.

Os cursos de graduação são: Agroecologia, Educação Fisica, Medicina Veterinária, Letras, Alimentos e Química. Os técnicos são: Informatica, Agropecuária, Agroindústria, Secretária escolar, Segurança no Trabalho e Meio ambiente. São mais de 1.400 estudantes nos dois campus.

Para ingressar na faculdade, o aluno tem que ter concluído o Ensino Médio e ter sido aprovado no Enem.

ECIT

ECIT em Sousa

A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), há a opção de 2 cursos técnicos: O comércio e sistemas de energia renovável, com um total de 73 alunos, divididos em 3 turmas.

A ECIT é um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo integral, que está inserida no Plano Nacional de Educação, e que tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

Ela segue o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

Para ingressar nos cursos oferecidos, o aluno precisa estar matriculado em uma Escola Pública e cursar o 1º ano do ensino médio.

ITEC

Instituto Tecnológico da Paraíba

Outra opção que traz cursos tecnológicos é o ITEC. A instituição dispõe dos cursos de Enfermagem, Saúde Bucal, Farmácia. São 180 alunos distribuídos nos cursos.

Em 2019, serão abertas turmas para os cursos de Estética em Sousa. Para ingressar nos cursos oferecidos, basta se matricular na instituição.

UNOPAR E UNIP

Unopar e Unip são lideres em ensino à distância

Em ensino a distancia, a cidade conta com a UNOPAR e UNIP.

A UNIP oferece graduação em Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Filosofia
Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sociologia e Serviço Social. Já os cursos tecnológicos, são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Segurança no Trabalho e mais 16 opções.

Na UNOPAR, os cursos são: Administração, Ciências contábeis, Educação Fisica, Pedagogia e Serviço social. Segundo a direção da instituição, para 2019, a instituição contará com novos cursos. As aulas são realizadas uma vez na semana.

O número de alunos e os valores das mensalidades não foram divulgados para a nossa reportagem.

Para ingressar nos cursos de graduação, o aluno tem que ter concluído o ensino médio e realizar o vestibular da instituição.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: