header top bar

section content

Barreiros da zona rural de Sousa e Cajazeiras deverão encher em 2019, afirma meteorologista

Para a zona rural dos dois municípios, os barreiros deverão encher e alguns poderão até transbordar (sangrar) em 2019, mas na agricultura poderão ocorrer perdas

Por Campelo Sousa

17/12/2018 às 20h31

O estudioso avisa que condições para chuvas estarão favoráveis em janeiro no interior da Paraíba

O fenômeno climático e oceânico El Niño está próximo de se configurar e assim passar a influenciar o clima global.

O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira afirma que as condições para chuvas estarão favoráveis em janeiro no interior da Paraíba, e assim no citado mês deverá chover acima da média na maioria das localidades principalmente do Sertão e Alto-sertão do Estado pontua.

De acordo com o estudioso o mesmo El Niño que contribuirá para boas chuvas no mês de janeiro, vai atrapalhar no período de fevereiro a maio, e assim perdas nas lavouras poderão ocorrer durante a quadra chuvosa da região, devido a grande má distribuição espacial e temporal das chuvas em 2019.

Independente disso, a zona rural de dois municípios em especial, Sousa e Cajazeiras, deverão ter chuvas favoráveis para o enchimento de seus barreiros, prevê o estudioso.

Para a zona rural dos dois municípios há uma previsão boa e outra ruim: os barreiros deverão encher e alguns poderão até transbordar (sangrar) em 2019, mas na agricultura poderão ocorrer perdas devido a influência do fenômeno El Niño durante o período chuvoso de fevereiro a maio.

O município de Cajazeiras situado no oeste da Paraíba têm precipitação média anual de 900 mm, já Sousa que fica no noroeste tem precipitação média anual de 800 mm na sede do município, no Distrito de São Gonçalo onde está instalada uma estação meteorológica do INMET, a precipitação média anual é de 914 mm.

DIÁRIO DO SERTÃO

SORTEIO DE R$ 100,00

VÍDEO: “O que o Brasil mais precisa?” agitou o Pix Diário do programa Olho Vivo; veja as respostas

CULTURA NORDESTINA

VÍDEO: Comerciantes de fogos juninos se adaptam para manter tradição em barraquinhas da cidade de Sousa

TRADIÇÃO DA ÉPOCA

VÍDEO: Comerciantes de produtos juninos avaliam vendas em Cajazeiras e temem mudança para outro local

REAÇÃO

VÍDEO: Governador diz que lei sancionada por Bolsonaro é ‘absurdo’ e não reduz preços dos combustíveis

Recomendado pelo Google: