header top bar

section content

VÍDEO: número de doadores de sangue cai no período das festas de fim de ano em Sousa

Apesar da diminuição, alguns doadores não deixam de comparecer para fazer sua doação

Por Campelo Sousa

24/12/2018 às 08h25

Com as festas de fim de ano, o número de doações de sangue diminuiu na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, segundo a direção do hemonúcleo. Ao mesmo tempo, a demanda por doadores também aumenta, já que há muitos registros de ocorrências de urgência, decorrentes de acidentes e outros tipos de ocorrências. 

Em entrevista ao Diário do Sertão, a diretora do hemonúcleo, Cíntia Tavares, falou sobre a redução do número de doadores nos últimos dias de 2018 e lembrou a importância da doação de sangue: 

“Estamos encerrando mais um ano, e gostaria de agradecer a todos os doadores que realizaram esse ato de amor e solidariedade ao próximo, ajudando a muitas pessoas que necessitam de transfusão sanguínea”, destacou Cíntia. 

Apesar da diminuição, alguns doadores não deixam de comparecer para fazer sua doação. Carlos Antônio Alexandre, mora em Marizópolis, é doador a mais de 30 anos: “É muito importante ajudar o próximo”, disse Carlos. 

Doadores no hemonúcleo de Sousa (foto: Charley Garrido)

Como ser um doador? 
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, portar documento de identidade original com foto, estar alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação quanto o uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta. 

Outras recomendações são de que o doador não tenha fumado uma hora antes da coleta, não tenha ingerido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas, e tenha evitado alimentos gordurosos. No dia da doação, durante a triagem serão feitos vários exames, como a tipagem sanguínea, sífilis, chagas e hepatites B e C.

Os critérios servem para garantir a segurança e a qualidade do sangue que será repassado aos pacientes. As restrições são estabelecidas por uma lei federal. 

Doador no hemonúcleo de Sousa (foto: Charley Garrido)

DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: