header top bar

section content

VÍDEO: Militantes da cidade de Cajazeiras falam sobre o Dia Internacional da Mulher e suas conquistas

As militantes cajazeirenses falaram um pouco das conquistas nos espaços públicos que as mulheres vêm conquistando

Por Campelo Sousa

09/03/2019 às 13h46

O Programa Balanço Diário recebeu nesta sexta-feira (08) Dia Internacional da Mulher, duas militante do movimento em defesa das mulheres da cidade de Cajazeiras, Sertão do estado.

Elza Gomes da Marcha Mundial das Mulheres e Francilma Mendes do Centro de Referência ao Atendimento à Mulher CRAM de Cajazeiras, falaram sobre o surgimento desta data, suas lutas e a sua importância em todo o mundo.

No Brasil, os casos de violência contra a mulher são alarmantes, e o que mais chamou a atenção da imprensa foi os números no ano de 2018. Os números de violência contra a mulher reduziram cerca de 6% em contrapartida que os casos de feminicídio aumentaram em 12%.

Segundo Francilma, na cidade de Cajazeiras são recebidos muitos casos de violência: “A gente percebe que enquanto os homens não deixarem de ver a mulher como um produto de prazer pessoal, e começar a tratar a mulher como ser humano com dignidade e respeito, isso não vai mudar”, afirmou ela.

Indagadas sobre o pelo empoderamento feminino e o seu papel no mundo, Elza disse: “As mulheres foram definidas como aquela pessoa que vai cuidar da lida doméstica, que vai casar, que vai ter filhos e que vai precisar cuidar dos filhos, e esse termo cuidar, sempre deixou a mulher na condição de submissa… sempre na responsabilidade do âmbito privado.. isso é da própria sociedade, coisas que foram construídas de forma errada, e que até eu entendo, mas a nossa luta é de ocupar os espaços que são delas.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: