header top bar

section content

Governo leva Ações de Cidadania para comunidades ciganas do Sertão

Cerca de 500 pessoas foram atendidas através do Programa Cidadão, e mais de 1.100 serviços foram prestados

Por Diário do Sertão com Secom

22/03/2019 às 10h55

Comunidade Cigana do Sertão (Foto: Alberto Machado)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) realizou uma série de ações de cidadania nas comunidades ciganas de etnia Calon, presentes em três ranchos: Otávio Maia, Manoel Valério Correia e Pedro Maia, situados no município de Sousa, Sertão do estado.

O trabalho contou com a parceria da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social de Sousa, Instituto Federal da Paraíba (IFPB Campus Sousa), EEEFM Celso Mariz de Sousa, além de lideranças das comunidades locais.

Comunidade Cigana do Sertão (Foto: Alberto Machado)

Cerca de 500 pessoas foram atendidas através do Programa Cidadão, e mais de 1.100 serviços foram prestados. Emissão de documentos básicos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e corte de cabelo. Também foram realizados cadastramento e entrega do Cartão Alimentação pela equipe do Programa Pró-alimento. E atendimento em saúde bucal para as crianças, oferecido pela Faculdade Santa Maria.

Para a diretora do Sistema Único da Assistência Social da SEDH, Jaciana Magalhães, “essa ação representa o compromisso do Governo Estadual, por meio desta Secretaria, com essas comunidades tradicionais que apresentam um alto índice de vulnerabilidade social. Temos uma dívida histórica enorme em relação a promover o acesso a proteção social dessas comunidades. Precisamos desenvolver ações e viabilizar o acesso dessas famílias às Políticas Públicas garantindo assim cidadania”, afirmou a diretora.

Comunidade Cigana do Sertão (Foto: Alberto Machado)

Já a moradora Hosana Torquato Soares, mais conhecida como Nena Cigana, declarou: “estou muito satisfeita e sou muito grata a todos aqueles que vêm para nos ajudar. Peço que continuem olhando por nós, que merecemos, que desde o dia do nosso nascimento, dos nossos avós, sofremos preconceito, mas a gente vai vencer”, comentou.

Entrega de equipamentos – O Governo Estadual, através da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesaes), realizou a entrega de equipamentos aos empreendimentos econômicos solidários dos segmentos do artesanato e agricultura familiar da Região do Sertão paraibano, com investimento estimado em R$ 17 mil.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos financiados pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e pelo Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), por meio do Projeto de Fortalecimento das Ações Integradas de Economia Solidária em construção na Paraíba, que visam a ampliação do investimento nas redes de cooperação solidária, no fomento aos circuitos de comercialização e trabalho associado, coletivo e autogestionário, visando o desenvolvimento sustentável local e territorial com inclusão produtiva.

Segundo a secretária Executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, “a Economia Solidária como prática econômica está presente na vida de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que buscam alternativas de vida, e de organização socioeconômica. Na Paraíba, há uma diversidade de sujeitos e experiências concretas no campo da Economia Solidária: bancos comunitários, de sementes, fundos rotativos solidários, espaços de comercialização, fortalecidos através das feiras do artesanato. Espaços das Casas de Economia Solidária, atualmente contamos com cinco desses espaços”, finalizou.

Recomendado pelo Google: