header top bar

section content

Raio atinge residência, danifica estrutura e causa pânico nos moradores na cidade de Sousa

O céu ainda estava ensolarado quando nuvens carregadas se aproximaram e com elas, vários raios e trovões assustaram a população.

Por Campelo Sousa

31/03/2019 às 09h15

Raio atingiu uma casa na cidade de Sousa

Um raio atingiu uma residência no final da tarde deste sábado (30), na cidade de Sousa, Sertão do estado.

O fenômeno aconteceu no bairro Angelim.

O céu ainda estava ensolarado quando nuvens carregadas se aproximaram e com elas, vários raios e trovões assustaram a população.

+ Chove muito durante a madrugada em Sousa e região; Nazarezinho registrou 150 mm e açude transbordou

Após os primeiros pingos de chuva, um raio com mais intensidade atingiu a parede da casa, quebrando parte da estrutura e deixando um rastro preto ao redor.

Apesar do susto, ninguém se feriu.

Raio danificou parte do muro da residência

RAIOS

Os raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência da polarização das primeiras, por conta de uma tempestade, por exemplo.

Em 2016, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou um estudo sobre a incidência de raios no Brasil. O número de mortes diminuiu nos últimos anos, mas o de vítimas atingidas dentro de casa cresceu.

COMO EVITAR SER ATINGIDO

1 – Encontre um abrigo imediatamente.
2 – Fique longe das janelas. Mantenha as janelas fechadas e tente ficar dentro de salas internas do ambiente. Janelas fornecem um caminho direto para o relâmpago viajar.
3 – Não toque em nada de metal ou elétrico. Usar um telefone fixo é a principal causa de lesões relacionadas com raios nos EUA. Os raios podem viajar para dentro da casa através de qualquer material que conduza eletricidade. Isso inclui telefones fixos, a fiação elétrica e o encanamento.
4 – Fique dentro de casa. Fique dentro do ambiente por pelo menos 30 minutos após o último raio. Não saia se a chuva começar a diminuir. Ainda há um risco significativo de quedas de raios em uma tempestade que parece estar mais fraca.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: