header top bar

section content

DESPERDÍCIO! Vereador cobra fechamento de comporta de São Gonçalo e fim do racionamento d’água em Sousa

Atualmente o açude de São Gonçalo se encontra com 53,52% de sua capacidade total o que corresponde a 23.869.120 m³ de água.

Por Campelo Sousa

16/04/2019 às 09h10 • atualizado em 16/04/2019 às 09h13

O novo desperdício de água ocasionado pela abertura de uma das comportas do açude de São Gonçalo, região de Sousa no Sertão do estado, vem causando revolta na população. Internautas gravaram o momento em que as águas são liberadas do açude.

O vídeo causou revolta nos sousenses que temem que essas águas não sejam suficientes para o consumo humano até o final do ano.

O que fazer?
A reportagem do Diário do Sertão foi até São Gonçalo e conversou com o vereador José Rodolph (PSDC), e segundo ele, é preciso interromper a liberação dessa água pela comporta, acabar com o racionamento d’água em Sousa e destinar água para as casas da população:

Não tem cabimento desperdiçar tanta água, é preciso intervenção do Ministério Público Federal, pois não faz sentido essa água sendo desperdiçada enquanto que a população não tem água nas torneiras”, disse o vereador.

José Rodolph lamentou a situação do açude: “Nunca mais veremos São Gonçalo sangrar, não adianta chorar diante da água derramada, agora é confiar em Deus e na engenharia”, finalizou.

Outro lado
Após o aumento do volume do açude por conta das chuvas na região, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) anunciou a medida. Segundo o órgão, por medida de segurança uma operação de controle de nível do açude, procedendo a abertura das comportas da tomada d’água do túnel, mantendo o reservatório com o volume que hoje se encontra.

Veja também:
VÍDEO! Açude São Gonçalo diminui mais de 200 mil m³ em apenas 24 horas após abertura da comporta

Vídeo mostra barreiros e açudes transbordando após chuvas nas regiões de Sousa e Cajazeiras

São Gonçalo se encontra com 53,52% de sua capacidade total o que corresponde a 23.869.120 m³ de água.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: