header top bar

section content

OAB Cajazeiras e Defensoria Pública assinam recomendação para disciplinar tradição da Semana Santa

A recomendação foi direcionada a disciplinar a forma com que os festejos da "semana santa" são celebrados por crianças e adolescentes

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

18/04/2019 às 14h14

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba e a Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB – Subseção de Cajazeiras assinaram na última terça, 16 de abril de 2019, uma recomendação conjunta para Conselhos Tutelares e CREAS dos municípios de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Bom Jesus.

A recomendação foi direcionada a disciplinar a forma com que os festejos da “semana santa” são celebrados por crianças e adolescentes nessas cidades.

Durante o período que antecede a páscoa é comum que crianças e adolescentes saiam às ruas usando máscaras e/ou roupas de palha, como forma de celebração da cultura popular sertaneja. No entanto, o fato de que isso pode se dar em prejuízo da frequência escolar e de forma desacompanhada pelos pais ou responsáveis compromete o exercício de direitos como a educação e a integridade física e moral.

Como forma de prevenir abusos contra os direitos das crianças e adolescentes e garantir a fruição adequada do direito à cultura, a recomendação foi no sentido de intensificar, durante esse período que antecede a páscoa, a fiscalização itinerante dos Conselhos Tutelares e CREAS, de forma a recolher as crianças e adolescentes que se encontrem nas ruas, desacompanhados dos pais ou responsáveis.

Pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dr. Victor de Saulo, foi dito que a recomendação também serve de alerta para toda a sociedade de que a cultura é um direito humano e que deve ser protegido, que é dever de todos informar ao Conselho Tutelar sobre situações de violação dos direitos da criança e do adolescente, e que basta a presença dos pais ou responsáveis para que esse direto seja usufruído de forma segura por nossas crianças e adolescentes.

Veja abaixo:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

REVOLTA

‘Só quem odeia Lula o quer preso, como se ele fosse um bandido de alta periculosidade’, diz jornalista

VÍDEO

“Sou liderança forte, mas estou abandonado”, declarou Gobira ao vivo sobre grupo de Carlos Antonio

VÍDEO!

Padre cajazeirense responde a cantor gospel que atacou Nossa Senhora: “Nossos pêsames a esse cantor”

SAIBA

É OU NÃO É FERIADO? Em entrevista, prefeito de Cajazeiras decide sobre o Dia de São Pedro