header top bar

section content

Após ação de saúde, Bonito de Santa Fé supera período de chuvas sem casos de dengue, zika e chikungunya

Ainda no final do ano passado, prefeito Chico Pereira reuniu-se com o secretário de Saúde e solicitou empenho no combate ao mosquito aedes aegypti

Por Secom BSF

14/05/2019 às 13h45 • atualizado em 14/05/2019 às 13h46

Equipes visitaram todos os imóveis da cidade e do Distrito de Viana

O município de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, ao contrário de muitos municípios do país, passou o período de chuvas – período de maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) – sem registro de nenhum caso.

Ainda no final do ano passado, o prefeito Chico Pereira (PSB), observando a péssima experiência vivida no mesmo período de 2018, quando foram registrados 530 casos, reuniu-se com o secretário de Saúde Andson Barbosa e solicitou empenho no combate ao mosquito e suas larvas.

Em atenção ao que foi solicitado pelo prefeito, o secretario reuniu-se com as equipes da Atenção Básica (UBS Central, UBS da Antolândia, UBS das Populares e UBS do Distrito de Viana) e com os Agentes de Combate a Endemias, com o propósito de traçarem um plano de ações e cumprimento de metas, visto que na zona urbana e no Distrito de Viana existe 4.630 imóveis habitados, sendo que, por recomendação do Ministério da Saúde, pelo menos 1 em cada 4 imóveis (25%) deve ser visitado.

Sem medir esforços, os membros das equipes básicas de saúde que se responsabilizaram, dentro do plano, pela parte educativa (conscientização da população), bem como os Agentes de Combate a Endemias que assumiram a parte de pesquisa (visitação) e tratamento, visitaram todos os imóveis da cidade e do Distrito de Viana.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Bonito de Santa Fé realiza programação especial durante a semana em alusão ao Dia das Mães

Equipes visitaram todos os imóveis da cidade e do Distrito de Viana

Estas duas equipes contaram com a colaboração da Secretaria de Serviços Públicos, que tem à frente o secretário Helder Lima, e da Secretaria de Agricultura, por seu Departamento de Meio Ambiente, este sob as orientações do chefe Velton Pires, juntamente com suas equipes proporcionaram a manutenção da cidade, inclusive os terrenos baldios sendo limpos, o que implicou no resultado, até então, de zero casos de dengue, zika e chikungunya, bem como das doenças de chagas e calazar.

O agentes políticos e públicos envolvidos neste trabalho de saúde preventiva adiantam ainda que ficarão vigilantes para manterem este quadro, e que o próximo enfrentamento contará com a ajuda de uma viatura que foi doada pelo Ministério da Saúde e está prestes a chegar. O veículo trará maior agilidade na cobertura das áreas citadas e outras que serão incluídas, a exemplo da Vila São Luiz.

Recomendado pelo Google: