header top bar

section content

Eclipse Lunar Parcial é registrado na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba

Este foi o último eclipse de 2019. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de novembro de 2021 e também será parcial.

Por Luzia de Sousa

20/07/2019 às 06h21 • atualizado em 20/07/2019 às 07h50

Um eclipse parcial da Lua foi visto por volta das 5h dessa terça-feira (16), na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba e durou cerca de 5 horas no estado. As imagens são do cinegrafista Beto Silva da TV Paraíba.

Este eclipse ocorreu de forma parcial porque o alinhamento entre Sol, Terra e Lua não foi perfeito e com isso, a Lua não foi totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua ficou 65% encoberta. Este foi o último eclipse de 2019. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de novembro de 2021 e também será parcial.

Eclipse Lunar
Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois. Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol.

Como observar
Eclipses lunares não dependem de equipamentos sofisticados para observação e podem ser contemplados a olho nu com segurança, mas a utilização de telescópios ou binóculos pode auxiliar a visualizar os detalhes da sombra da Terra avançando sobre as crateras lunares.

Para não perder nenhuma fase do eclipse é recomendado procurar um local que tenha visibilidade para o Leste, onde a Lua irá nascer. No litoral, a praia é sempre uma boa opção.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

SOLUÇÃO

VÍDEO: Continuando série sobre o lixão, Xeque Mate fala de ações para resolver problemática do lixão

VÍDEO

RESGATANDO VIDAS: Missionário revela exemplo de superação em Cajazeiras após libertação das drogas

SERVOS DE DEUS

VÍDEO: Programa Mensagem de Esperança reflete sobre a filiação divina e o exercício da mediunidade

SUCESSO

VÍDEO: Programa Acústico Diário recebe o cantor cajazeirense Fabinho Mendes com os sucessos do momento