header top bar

section content

VÍDEO: Coordenadora da CPT Sertão afirma que terras são um direito dos camponeses e não do agronegócio

De acordo com Cecília Gomes, a reforma agrária é, antes de tudo, sinônimo de produção de alimentos

Por Jocivan Pinheiro

19/07/2019 às 16h08

A reforma agrária foi o principal tema do programa Diversidade em Foco com a coordenadora da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Sertão da Paraíba, Cecília Gomes, que defendeu a distribuição de terras para famílias que produzem alimentos.

De acordo com Cecília Gomes, a reforma agrária é, antes de tudo, sinônimo de produção de alimentos e não apenas de moradia. Ela afirma que os alimentos saudáveis que chegam à mesa da população são cultivados e produzidos pela agricultura familiar. Já o agronegócio é responsável pelos commodities (produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade).

Por causa disso, segundo ela, a concentração de terras nas mãos dos ricos não pode ser justificada com a suposta produção de alimentos pelo agronegócio.

“Agricultura camponesa é aquela que resiste, que respeita a natureza e que produz sem veneno, e é essa comida que chega na nossa casa, nos mercados e supermercados”, frisou Cecília.

VEJA MAIS: Diversidade em Foco fala da Comissão Pastoral da Terra e da luta agrária no Sertão

Assentamento Novo Horizonte, em Cajazeiras (Foto: Assessoria CPT)

A coordenadora da CPT Sertão enaltece a luta dos movimentos sociais que defendem a reforma agrária, mas lamenta que ela tenha alterado muito pouco a estrutura fundiária no Brasil.

Segundo Cecília Gomes, atualmente o Alto Sertão paraibano tem 37 assentamentos. A primeira ocupação em terras privadas improdutivas aconteceu em 1995, na Fazenda Acauã, em Aparecida.

“Foi uma luta árdua, mas que encorajou tantas outras famílias camponesas a lutar pela terra também, a ter o seu pedaço de chão para dele produzir e trazer alimentos saudáveis para as feiras das diversas cidades onde têm assentamentos”.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

CULTURA

Professoras da UFCG de Cajazeiras lançam livro sobre ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

RELIGIÃO

VÍDEO: Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos é oficialmente lançada. Confira a programação!

SOLUÇÃO

VÍDEO: Continuando série sobre o lixão, Xeque Mate fala de ações para resolver problemática do lixão

VÍDEO

RESGATANDO VIDAS: Missionário revela exemplo de superação em Cajazeiras após libertação das drogas