header top bar

section content

VÍDEO: Governador fala sobre morte de criança atendida em Sousa: “Não tenho o motivo, mas é preocupante”

Pais da criança acusam Hospital Regional de Sousa de ter sido negligentes com o caso, por isso eles vão acionar na Justiça o Governo do Estado, informa a advogada

Por Jocivan Pinheiro

02/08/2019 às 16h27 • atualizado em 02/08/2019 às 16h31

O vigilante André Dantas de Araújo e a dona de casa Flávia Félix da Silva, residentes no bairro Mutirão, na cidade de Sousa, são os pais de uma criança de três anos de idade que morreu no início desta semana.

Segundo eles, a criança deu entrada no Hospital Regional de Sousa pelo menos três vezes em três dias diferentes, e seu quadro de saúde só piorava, até que ela teve que ser transferida às pressa para o hospital de Patos, onde faleceu depois de passar por cirurgia.

Os pais da criança acusam o Hospital Regional de Sousa de ter sido negligente com o caso, por isso eles vão acionar a Justiça contra o Governo do Estado, segundo informou a advogada Thamiles Silvestre Linhares ao Blog do Levi.

A mãe conta que a criança deu entrada inicialmente com dor no abdômen e foi medicada apenas com Buscopan. Depois o quadro evoluiu para vômito e diarreia.

Após muita reclamação dos pais, é que os médicos prescreveram uma ultrassonografia. Mas a gravidade do problema já estava bastante avançada.

Com fortes dores e inchaço na barriga, a criança foi transferida para Patos, a 130 km de distância, mas teve que aguardar uma ambulância de Cajazeiras. O casal diz que em nenhum momento os médicos disseram qual era o problema do garoto.

VEJA TAMBÉM: Hospital Regional de Sousa divulga nota de esclarecimento após morte de criança de três anos em Patos

Hospital Regional de Sousa

Governador comentou o caso

A repercussão do caso foi tão grande que o governador João Azevêdo, durante visita à cidade de Sousa, lamentou o ocorrido: “A Secretaria de Saúde está levantando cada hospital regional, quais são as suas demandas e o que precisa ser feito. Eu não tenho o motivo pelo qual aconteceu isso, mas é preocupante dentro da medida do possível. O que a gente pode fazer é dizer: nós estamos mantendo uma política de saúde correta dentro desse estado”.

Resposta do Hospital Regional de Sousa

Em nota enviada à imprensa, a direção do Hospital Regional de Sousa se manifestou a respeito da morte da criança. Leia abaixo:

O Hospital Regional de Sousa, esclarece acerca do atendimento prestado ao menor A. M. D. S. nesta unidade hospitalar nos dias 19 e 20 do corrente mês.

No dia 19 de julho, o menor deu entrada no setor Materno Infantil com histórico de episódio de vômito e dor abdominal. Realizado atendimento médico e ao exame físico paciente com abdome flácido e sem dor a palpação, medicado conforme prescrição médica.

No dia 20 de julho, o paciente continuou queixando- se de dor abdominal, vomito e diarréia, afebril, verificado sinais vitais, realizado hemograma, exames de imagens como ultrassonografia e tomografia de abdome e exame físico para investigação de apendicite, que é palpação abdominal constatou-se sinal de Blumberg negativo.

O sinal de Blumberg é um dos sinais clássicos da medicina e sua presença representa inflamação peritoneal, e é muito sugestivo do diagnóstico de apendicite.

Após o resultado a criança foi reavaliada pelo médico e internado na clínica pediátrica com hipótese diagnostica de enteroinfecção.

A. M. D. S. não apresentou melhora ao tratamento e foi encaminhado para o eixo vermelho da Unidade para ter um suporte avançado e logo em seguida regulado para o Hospital Infantil de Patos que é nossa referência para UTI pediátrica e cirurgia pediátrica.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: