header top bar

section content

VÍDEO: Secretário fala sobre reformas, investimentos e polêmicas nas escolas do Sertão da Paraíba

Secretário de Educação Aléssio Trindade foi o entrevistado do programa Olho Vivo. Na ocasião, respondeu às perguntas da bancada e de correspondentes da região

Por Jocivan Pinheiro

29/08/2019 às 21h10 • atualizado em 29/08/2019 às 21h13

O secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, foi o entrevistado especial do programa Olho Vivo desta quarta-feira (28). Na oportunidade, ele respondeu a perguntas da bancada do programa e também de correspondentes da região.

Aléssio esclareceu dúvidas acerca do funcionamento de escolas estaduais, paralisação de obras, perspectiva de investimentos futuros e realização de concursos públicos para professores.

Escolas em Cajazeiras

O secretário afirmou que vai solicitar uma vistoria nas instalações provisórias onde estão os alunos do colégio Manoel Mangueira e acionar a empresa para resolver a situação da obra de reforma do colégio que está paralisada. Ele disse ainda que solicitou à 9ª Gerência de Educação a locação de mais um imóvel para expandir o espaço provisório.

“A gente vai trabalhando ano a ano. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, mas o importante é estar fazendo sempre”, disse.

Escolas em Sousa

Aléssio Trindade falou que vai se informar melhor a respeito do caso de uma diretora de escola que teria chamado um aluno menor de idade de drogado e teria agredido um conselheiro tutelar. O caso está no Ministério Público. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Educação deve abrir um processo de sindicância para apurar o fato e tomar as medidas necessárias.

Sobre a informação de que a Escola Cidadã Integral Técnica teria sido inaugurada com móveis emprestados de outra unidade de ensino e que os aparelhos de ar-condicionado não estão funcionando, Aléssio respondeu que o Governo do Estado trabalha com austeridade, por isso não deve haver desperdício de móveis que, por ventura, não estejam sendo usados. Com relação aos aparelhos de ar-condicionado, ele afirmou que anotou a questão para tomar providências.

“Nós somos austeros. Se existe disponibilidade de recursos, nós utilizamos. Nós fazemos mais com menos, e claro que uma escola nova sempre tem ajustes para fazer”.

Ele ainda respondeu sobre a obra de reforma do colégio Celso Mariz (Polivalente 1), em Sousa, que está paralisada, e a reforma da cobertura do ginásio da escola Silvio Mariz, em Marizópolis.

VEJA TAMBÉM: Educação integral da Paraíba volta a ser destaque na mídia nacional

Aléssio Trindade, secretário de Educação do estado da Paraíba

Escolas em Pombal

O secretário foi indagado acerca do número de professores contratados nas escolas estaduais. Para o radialista Naldo Silva, o concurso público realizado pelo Governo do Estado não suprirá a demanda. Mas Aléssio Trindade explicou que haverá concursos com mil vagas nos próximos três anos, totalizando, assim, 4 mil vagas.

Escolas no Vale do Piancó

Aléssio Trindade avaliou positivamente o funcionamento das escolas integrais técnicas nessa região, falou da construção de ginásios poliesportivos e da paralisação da obra de reforma da escola Maestro José Siqueira.

Segundo ele, 40 ginásios estão em processo de lançamento de licitação e poderão  ser inaugurados no início do próximo ano letivo, além de laboratórios de ciência.

Escolas em Patos

Em Patos, alunos estariam reclamando que a escola Monsenhor Manoel Vieira, que se tornou integral técnica, teria sido inaugurada sem a devida estrutura para funcionar como tal. Mas o secretário afirma que está encaminhando o projeto de finalização da primeira parte da reforma e solicitando aquisição de transformadores para instalar aparelhos de ar-condicionado.

“Climatizar a escola Manoel Vieira é uma das prioridades da Secretaria de Educação. Já fui na escola, já falei isso, então nós estamos trabalhando para resolver. Mas a escola funciona muito bem, tem um dos maiores índices de aprovação no ENEM. É uma joia da coroa da rede estadual”.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: