header top bar

section content

VÍDEO: Após protestos, secretário explica por que Pronto Atendimento em UBS de Patos foi fechado

UMAC realizou ato pela reabertura do Pronto Atendimento Maria Marques

Por Jocivan Pinheiro

10/09/2019 às 22h44 • atualizado em 10/09/2019 às 22h46

A UMAC (União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos) realizou na tarde desta segunda feira (09) um ato pela reabertura do Pronto Atendimento Maria Marques, que funciona no prédio da Unidade Básica de Saúde Maria Marques, no Bairro do Jatobá.

Para o presidente da UMAC, Roberto Lima, a luta da entidade é pelo pleno funcionamento da saúde, pois a desativação do PA causa enormes prejuízos à população da região sul de Patos.

“Esses dias a gente foi surpreendido com um comunicado do secretário de Saúde, como também do prefeito, do fechamento do PA Maria Marques e direcionamento dos funcionários daquela unidade de saúde para outras unidades”.

Ainda segundo ele, o secretário de Saúde Umberto Joubert justificou que existe problemas estruturais no PA, e que por essa razão os órgãos fiscalizadores orientaram que ele fosse fechado parcialmente. No entanto, Roberto Lima acredita que o PA tem condições de funcionamento.

“Vendo essa necessidade de melhorias na saúde, a gente tomou a iniciativa de realizar um ato em favor do PA Maria Marques e da população patoense, sensibilizando o prefeito e o secretário para que não fechem aquela unidade, que é importantíssima na prevenção da saúde de Patos”.

MAIS: Advogado diz quais os direitos trabalhistas dos servidores exonerados da prefeitura de Patos

Unidade Básica de Saúde Maria Marques, em Patos

Resposta do secretário

O secretário municipal de Saúde Umberto Joubert explicou que após visita do Ministério Público, CRO, CRM, Coren, Agevisa, Bombeiros, entre outros órgãos, a UBS Maria Marques foi notificada devido à falta de carrinho de parada, sala para nebulização, entre outras situações apontadas.

“Lá não é um pronto atendimento, é um ajeitado que há dez anos segurou a saúde de Patos. Mas os órgãos de controle realmente notificaram e não pode ter medicações injetáveis naquele local“, falou o secretário, que também informou quais profissionais de saúde estão atendendo na UBS e em quais horários.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: