header top bar

section content

Cinco proprietários de construção civil são autuados em flagrante por furto de energia no Sertão da PB

Operação de combate ao furto de energia é realizada no Sertão da Paraíba. Cinco proprietários de construção civil são autuados em flagrante por furto de energia no Sertão da PB

Por Diário do Sertão

10/10/2019 às 06h58 • atualizado em 10/10/2019 às 08h11

Furto de energia no Sertão da Paraíba

Nessa quarta-feira (09), a Polícia Civil, Instituto de Polícia Cientifica (IPC) e a Energisa realizaram uma grande operação de combate ao furto de energia na cidade de Patos, no Sertão do Estado. Ao todo, cinco localidades foram identificadas com ligações clandestinas para atender betoneiras nas obras da construção civil. Os proprietários foram autuados em flagrantes por furto de energia. A operação foi coordenada pelos delegados George Welington e Elcenho Engel.

A ação em Patos foi iniciada após denúncias de moradores e com o monitoramento pelo Centro de Inteligência em Combate a Perdas da Energisa, onde foi possível chegar nas unidades. Estima-se que em Patos a perda anual de energia, devido a irregularidades de medição, é de aproximadamente 11 GWh, energia suficiente para atender cerca de 4,6 mil residências da cidade, durante 12 meses.

O furto de energia é crime, previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de até cinco anos de reclusão e multa. “O furto de energia ocasiona prejuízos não só para a concessionária, mas principalmente ao consumidor que está em dia com o pagamento de suas contas, pois parte do prejuízo suportado é repassado aos seus consumidores, conforme indicado pelo órgão regulador, a Aneel”, afirma Felipe Costa, gerente de combate a perdas de energia.

Além do crime, o furto de energia coloca em risco a segurança da população podendo provocar não só a queima de equipamentos, mas também curto circuito e incêndios. Denunciar o furto de energia é simples e sigiloso. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa através de um dos canais de atendimento como call center no número 0800 083 0196, site energisa.com.br, facebook ou twitter, agência de atendimento ou pelo Energisa On, aplicativo gratuito para smartphone.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: