header top bar

section content

VÍDEO: Deputado lamenta ‘briga’ entre Itaporanga e Piancó pela UEPB e diz que a luta é do Vale do Piancó

Apesar de ser visto como um deputado mais ligado a Itaporanga, Taciano Diniz criticou a 'briga' e disse que a implantação do campus é importante para a região

Por Jocivan Pinheiro

15/10/2019 às 14h30 • atualizado em 15/10/2019 às 16h02

A disputa entre os municípios de Itaporanga e Piancó para ter um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ganhou um capítulo mais quente nesta segunda-feira (14), quando moradores de Piancó boquearam a BR-361 para impedir que um ônibus com estudantes de Itaporanga seguisse viagem para João Pessoa.

Os estudantes participariam de uma audiência na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que debateu a implantação do campus da UEPB na região do Vale do Piancó, onde ficam localizados 18 municípios paraibanos, entre eles Itaporanga e Piancó.

O bloqueio da rodovia foi um protesto dos moradores de Piancó que reivindicam a instalação do campus no seu município, mas temem que o campus seja instalado em Itaporanga.

Apesar de ser visto como um deputado mais ligado a Itaporanga, Taciano Diniz criticou a ‘briga’ entre os dois municípios e disse que, seja onde for, a implantação do campus da UEPB é uma conquista histórica para a região como um todo.

“Essa luta não é apenas de Piancó, não é apenas de Itaporanga, é uma luta dos dezoito municípios que competem à região metropolitana do Vale do Piancó, tendo a necessidade de unidade de deputados que representam a região, de prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e da classe estudantil atrelada e anexada ao movimento dos professores”, disse.

VEJA TAMBÉM

Luta por UEPB no Sertão da PB gera conflito entre cidades e até protesto; estudantes são barrados

Deputado estadual Taciano Diniz

Segundo Taciano Diniz, a audiência na ALPB já definiu a implantação de um polo de ensino à distância no Vale do Piancó, mas a definição do local onde será construído o campus da UEPB depende do resultado de um estudo de viabilidade financeira.

“Estarei aguardando o relatório conclusivo da UEPB para que, assim, tenhamos em mãos a realidade financeira, não apenas dos recursos para a implantação do campus da UEPB no Vale do Piancó, mas principalmente para a manutenção”, explicou o deputado.

“Seja Piancó, seja Itaporanga, seja Conceição, seja qualquer um dos dezoito municípios da região metropolitana do Vale, isso estará nos contemplando de forma necessária ao desenvolvimento da nossa região”, completa.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: