header top bar

section content

VÍDEO – Líder lamenta ‘desprezo’ dos governos e ‘extinção’ da cultura dos ciganos na cidade de Sousa

De acordo com Francisco Soares, os ciganos ainda convivem com preconceito e falta de políticas públicas

Por Jocivan Pinheiro

22/10/2019 às 16h22 • atualizado em 22/10/2019 às 16h27

Os ciganos que vivem em comunidades na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, possuem tradições e valores próprios e buscam preservá-los, mesmo enfrentando dificuldades diariamente.

De acordo com Francisco Soares, líder da comunidade cigana Pedro Maia, os ciganos ainda convivem com preconceito e falta de políticas públicas dos governos.

“Nós não temos saneamento básico, nós não temos ajuda de ninguém. Infelizmente a gente está vivendo desprezado pelo poder público. A gente não tem nada nem do Município, nem do Estado. A gente está com as mãos atadas sofrendo as agruras”.

VEJA TAMBÉM: IMJOB completa seis anos na Faculdade Santa Maria e oferece atendimentos para mulheres ciganas de Sousa

Francisco Soares, líder da comunidade cigana Pedro Maia

Também é possível constatar que existe um processo de mudança na cultura cigana, desde a linguagem antigamente usada com maior frequência por todos, passando pela religião cada vez mais aberta a novas igrejas, até a abertura de casamentos entre ciganos e não ciganos.

“A nossa cultura é milenar, mas, infelizmente, ela está se acabando a cada dia que passa. Nós não temos incentivo de ninguém”, lamenta Francisco Soares.

No imaginário popular, a cigana mais idosa tem o poder de ver o futuro lendo as mãos

No imaginário popular, a cigana mais idosa tem o poder de ver o futuro e compreender o presente lendo as mãos das pessoas. Mas, segundo Francisco Soares, essa cultura também está se extinguindo e sendo usada por “intrusos”.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: