header top bar

section content

VÍDEO: Cidade de Patos, a Morada do Sol da Paraíba comemora seus 116 anos de emancipação política

A cidade fica localizada no Pediplano Sertanejo é considerada uma das mais importantes cidades do sertão do Nordeste

Por Campelo Sousa

24/10/2019 às 10h11

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, comemora nesta quinta-feira (24) seus 116 anos de emancipação política. Conhecida como “A Morada do Sol”, a aniversariante do dia conta com um clima semiárido quente e uma temperatura média anual de 26 graus.

Para o historiador, Damião Lucena, o dia 24 de outubro é a elevação de Patos a categoria de cidade, a emancipação política, é de agosto de 1833:

“Costumo dizer sempre, Patos é tão forte que mesmo nos momentos de ausência de governo, a cidade sobrevive por conta de seus integrantes da própria sociedade”, disse Damião.

Damião Lucena, historiador da cidade de Patos

A cidade fica localizada no Pediplano Sertanejo, e é considerada uma das mais importantes cidades do sertão do Nordeste por se apresentar como um pólo comercial que abrange mais de 70 municípios do sertão nordestino. Patos hoje têm um grande e diversificado número de serviços que atrai pessoas de outros estados como do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

116 anos da cidade de Patos, a Morada do Sol paraibano

Seu ponto forte é o comércio, o qual deixa sua população flutuante em torno de 130 mil pessoas. Em épocas festivas como o São João, o fluxo de turistas eleva a população para 200 mil pessoas aproximadamente.

Na qualidade de cidade pólo, Patos tem uma outra característica determinante, que é a de receber influência de cidades circunvizinhas.

116 anos da cidade de Patos, a Morada do Sol paraibano

O turismo em Patos ainda é uma atividade subdesenvolvida e resume-se ao turismo religioso, em uma escala pequena e ao turismo de eventos, no período de festividades juninas. Os principais pontos turísticos são: Parque Cruz da Menina, Fundação Ernani Sátiro, Matriz de Nossa Senhora da Guia, Centro Cultural Amaury de Carvalho e Terreiro do Forró, no período das festas juninas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: