header top bar

section content

Três estudantes de Monte Horebe recebem Certificado de Menção Honrosa da 15ª Olimpíada de Matemática

Eles são alunos da rede municipal de ensino, e estudam na EMEIF José Dias Guarita.

Por Campelo Sousa

08/12/2019 às 09h37 • atualizado em 08/12/2019 às 09h39

Os três estudantes são da rede municipal da cidade

Os estudantes da cidade de Monte Horebe, no Sertão do estado, Ericson Nunes, Flávia Simony Alves e Luiz Fernando receberam o Certificado de Menção Honrosa pelo brilhante desempenho ao participarem da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2019.

Eles são alunos da rede municipal de ensino, e estudam na EMEIF José Dias Guarita.

Os jovens Luiz Fernando e Ericson Nunes também também se destacaram nas Olimpíadas Cajazeirense de Matemática e ficaram entre os 10 melhores. Luiz Fernando conquistou o 6º lugar e Ericson o 9º lugar na competição.

VEJA TAMBÉM!

+ VÍDEO: 1ª Marcha para Jesus em Monte Horebe reúne multidão, e prefeito garante evento no calendário

AS OLÍMPIAS E O PAPEL DE MONTE HOREBE NA EDUCAÇÃO 

As Olimpíadas de Matemática são competições entre estudantes que objetiva estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. São torneios onde as armas dos participantes são a inteligência, a criatividade, a imaginação e a disciplina mental. Nela, os estudantes são divididos, conforme o ano que cursa na sua escola, em diversos níveis. Em cada nível, a competição consiste em uma ou mais etapas, pelas quais o aluno demonstra a sua capacidade na resolução de problemas.

O Prefeito Marcos Eron entregou os certificados e parabenizou os alunos

O município de Monte Horebe tem participado das seguintes modalidades: OBMEP-Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas que são destinados a aluno do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e ensino médio, sendo premiada com  02 Medalhas de bronze e 06 certificados de menção honrosa; OBMEP- NÍVEL A- Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, destinado a aluno do 4° ao 5° ano do ensino fundamental, sendo a premiação realizada pela secretaria municipal de educação, na qual premiou todas as escolas do campo e da cidade, premiando 7 alunos em 2018 e 07 alunos em 2019; OCZM- Olimpíada Cajazeirense de Matemática, com participação de alunos de escolas públicas e privadas, sendo que os alunos de Monte Horebe participaram das três últimas competições conquistando 05 medalhas.

O Prefeito Marcos Eron entregou os certificados e parabenizou os alunos

Monte Horebe desenvolve um trabalho na perspectiva de uma cidade educadora. No campo da matemática os professores da área buscam criar rede de relacionamento entre os alunos e essa ciência buscando fomentar o conhecimento da mesma de uma maneira que traga benefícios a sociedade.

A cidade sediou em 2019 um polo do POTI- Polo Olímpico de Treinamento Intensivo em Matemática (único polo da paraíba em 2019). O programa é destinado para cursos de Treinamento Intensivo voltados para competições de matemática e para melhoria do ensino de matemática em geral, programa que teve uma parceria do IMPA- Instituto de Matemática Pura e Aplicada junto a secretaria de educação do município no qual fui coordenador e professor junto com outros profissionais do município.

Participa do programa em torno de 150 crianças, de Monte Horebe e municípios adjacentes e que objetiva fomentar o conhecimento matemático enfatizando a matemática olímpica. Também desenvolve um outro projeto que leva o conhecimento matemática através do reforço escolar do município que atende a todos os alunos com dificuldade na disciplina, e se expande atendendo os demais alunos através de treinamentos para avaliações externas, como é o caso das olimpíadas.

O Prefeito Marcos Eron entregou os certificados e parabenizou os alunos

Monte Horebe desenvolve um trabalho no campo da matemática que visa quebrar paradigmas de que a matemática é uma ciência abstrata. Buscamos mostrar aos alunos que existe na matemática uma essência que vai além dos cálculos, de uma maneira que busca descobrir e valorizar as potencialidades de cada aluno.

Luiz Fernando e Ericson Nunes também também se destacaram nas Olimpíadas Cajazeirense de Matemática

“Então, estamos à disposição para receber todo e qualquer aluno que se disponha a participar de nossos projetos, seja de Monte Horebe, ou de outras cidades. Podem nos procurar, fazemos parte, atualmente da coordenação desses projetos e estamos à disposição para recebe-los de braços abertos”, afirmou a secretária de educação, Márcia Maria Nogueira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

NOVAS OBRAS

VÍDEO: Governador diz que pretende iniciar em 2021 a construção de importante estrada no Vale do Piancó

ONDA DE ASSALTOS

VÍDEO: Mototaxista de Cajazeiras diz que teme pela vida e pede mais segurança à Polícia Militar

NOVAS TAXAS

VÍDEO: Empresário fala sobre redução nos juros do cheque especial alertando cuidados na sua utilização

SUCESSO

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe amigos empresários e destaca a trajetória da empresa Padrão Social