header top bar

section content

VÍDEO: Família Quirino de Moura se reúne e promove celebração dos 60 anos de migração para Cajazeiras

Os descendentes do casal José Pedro Quirino e Maria Félix de Moura estiveram reunidos em celebração durante três dias seguidos em Cajazeiras e Santa Helena

Por DIÁRIO DO SERTÃO com Cristiano Moura

30/12/2020 às 18h09

Os descendentes do casal José Pedro Quirino e Maria Félix de Moura estiveram reunidos em celebração durante três dias seguidos em Cajazeiras e no distrito de Melancias, no município de Santa Helena, no interior da Paraíba.

A família decidiu celebrar os 60 anos da migração do casal e seus nove filhos de Melancias para Cajazeiras, fato que ocorreu no dia 26 de dezembro de 1959. À época, Seu Zé Pedro e Dona Maria decidiram que era hora de largar a enxada e oferecer os bancos escolares aos filhos, em busca de um futuro melhor.

Em Cajazeiras, a família Quirino de Moura estabeleceu-se numa casa no Alto Cabelão, hoje Bairro Belo Horizonte, na Avenida Francisco Matias Rolim, zona norte da cidade, ainda hoje ocupada pela caçula dos filhos.

Superadas as dificuldades iniciais e as adaptações, a vida seguiu seu rumo: com fé, coragem e trabalho, os descendentes foram estudando, trabalhando, casando… O filho mais velho, Dorge, era exímio motorista. Adonias, foi comerciante e técnico em contabilidade.

VEJA TAMBÉM

Aniversário de Heron Cid lança campanha de doação para construção de igreja em Marizópolis

Família Quirino de Moura também se reuniu na Casa do Alto

Antonio, virou Dr. Quirino, advogado, professor, prefeito de Cajazeiras e deputado estadual. Francisquinha, mãe, dona de casa exemplar e funcionária pública. Pedrinho, fiel às raízes no campo, preservou a tradição e foi produtor de leite e fabricante de queijo e manteiga. João de Deus, advogado, professor, ligado à música e às causas sociais. Alonso, amigo, irmão, vaqueiro, incentivador do futebol local. Aluísio, fez-se bioquímico e professor. Netinha, a caçula, professora de gerações de cajazeirenses.

Das dezenas de netos, todos possuem formação superior, nas áreas do Serviço Social, Magistério, Medicina Veterinária, Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Direito, Jornalismo, Enfermagem, Artes, Psicologia, Ciências Contábeis, dentre outras formações e pós-graduações, com Mestrados e Doutorados dos mais variados, contribuindo, decisivamente, para o crescimento e desenvolvimento de Cajazeiras e de toda a região do Alto Piranhas paraibano.

Quirinada – Durante as comemorações, denominada de Quirinada#60, a família reuniu-se, na quinta-feira (26), no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, templo frequentado desde a sua chegada em Cajazeiras. Na sexta-feira (27), a volta às origens, com uma visita ao pequeno sítio familiar localizado no distrito de Melancias, no município de Santa Helena. No sábado (28), em grande estilo, todos juntos novamente na velha casa do Alto, palco de doces lembranças para todos os envolvidos.

Fotos

Recomendado pelo Google: