header top bar

section content

VÍDEO: TV Diário do Sertão volta a sítio de Cajazeiras para confirmar ‘previsão’ de chuvas dos cupins

De acordo com a observação do sertanejo, quando os cupins deixam o cupinzeiro de origem para fazer outro em local mais alto, é sinal de que as chuvas estão chegando

Por Jocivan Pinheiro

06/03/2020 às 17h57 • atualizado em 06/03/2020 às 18h00

Em dezembro do ano passado a TV Diário do Sertão fez uma reportagem no sítio Javigor, zona rural de Cajazeiras, mostrando um fenômeno da natureza que indica a chegada de chuvas ao Sertão. Trata-se da mudança de local das colônias de cupins.

De acordo com a observação do sertanejo, quando os cupins deixam o cupinzeiro de origem para fazer outro em local mais alto, é sinal de que as chuvas estão chegando. Essa pequena ‘migração de residência’ acontece para evitar que rios, riachos, córregos e enchentes destruam o cupinzeiro.

Nossa equipe voltou ao sítio Javigor onde o padre Francivaldo Albuquerque, que mora no local, mostra que a ‘previsão’ dos insetos se confirmou. Algumas localidades onde os cupins haviam construído suas casas já estão ficando alagadas.

“Todos aqueles vales que estavam secos agora estão com água, os cupins já estão cobertos de vegetação e todos os lagos já foram transformados pelo percurso das chuvas e das enchentes”.

VEJA TAMBÉM

Em Cajazeiras, cupins elevam a altura de suas ‘casas’ dando sinal de que as chuvas estão vindo

Chuvas já alagam trechos do sítio Javigor, em Cajazeiras

Padre Francivaldo, que conhece bem os fenômenos da natureza típicos do Sertão nordestino, percebeu o movimento dos cupins muito antes das chuvas começarem a banhar a região.

“A partir de março nós vamos ter chuvas mais fortes. Vamos trabalhar nessa alegria de que, observando o comportamento dos animais, os sinais da natureza, a gente vai se organizando”.

Com a ‘previsão’ confirmada, agora é hora dos produtores rurais aproveitarem as chuvas: “O inverno está em fase de consolidação, está em tempo de plantar, e que as pessoas continuem zelando a fruticultura, que nós vamos ter um inverno abençoado”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: