header top bar

section content

Jornalista de Cajazeiras que atuou em rádios da Paraíba e do Pernambuco morre em hospital de João Pessoa

O corpo de Walter Cartaxo será trasladado de João Pessoa para Cajazeiras e em decorrência da pandemia do novo coronavírus não haverá velório

Por José Dias Neto

09/05/2020 às 10h12 • atualizado em 09/05/2020 às 11h12

Walter Cartaxo faleceu aos 73 anos em João Pessoa

O jornalista cajazeirense José Walter Vieira Cartaxo, morreu aos 73 anos, na madrugada deste sábado (09), em um hospital universitário da capital paraibana João Pessoa.

Ao Diário do Sertão, familiares disseram que Cartaxo estava internado há cerca de uma semana, tratando de problemas cardíacos e de uma infecção urinária. Ele se recuperava bem ao tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, na noite desta sexta-feira (08) seu quadro clínico se agravou, ele não resistiu e veio a óbito por volta da 01h30. A causa da morte não foi divulgada pela família.

VEJA MAIS:

OUÇA: Um dos primeiros radialistas de Cajazeiras se emociona durante entrevista ao receber gesto de carinho e afeto no dia do seu aniversário

Walter residiu durante muito tempo no Distrito Pio X no município de Umari no Ceará. Familiares confirmaram ao Diário do Sertão que após ficar viúvo, Cartaxo decidiu se mudar para a capital João Pessoa para ficar mais próximo dos filhos.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Walter Cartaxo nasceu no dia 12/05/1947, na cidade de Cajazeiras (PB).

Ele foi um dos primeiros locutores de rádio da cidade. Na Paraíba ele militou nas rádios: Difusora AM e Alto Piranhas AM na cidade de Cajazeiras e na capital João Pessoa trabalhou na Rádio Tabajara. No estado do Pernambuco também trabalhou na Rádio Jornal do Comércio em Recife.

Internado em hospital de João Pessoa, Walter sempre recebeu carinho e atenção dos familiares

SEPULTAMENTO

O corpo de Walter será trasladado de João Pessoa para Cajazeiras e em decorrência da pandemia do novo coronavírus não haverá velório. O sepultamento ocorrerá no cemitério Nossa Senhora Aparecida.

REPERCUSSÃO 

O ex-prefeito de Cajazeiras e ex-deputado estadual Vituriano de Abreu lamentou a morte do seu ex-assessor e destacou seu brilhantismo profissional.

“Walter foi uma marca do rádio. Foi um exemplo de locutor. Foi um grande homem no cenário da comunicação paraibana e nordestina. Conheci Walter desde os primeiros dias que ele veio morar em Cajazeiras, saindo do sítio em que nasceu perto de Marizópolis. Walter foi um grande profissional. Foi uma revolução. Em muitas ocasiões ele foi cantor e apresentador. Sua voz era brilhante, contundente e correta. Perde a Paraíba e sua terra Cajazeiras”, disse Vituriano ao Diário do Sertão.

Lenilson Guedes e Walter Cartaxo durante apresentação de programa radiofônico

O jornalista cajazeirense Lenilson Guedes também lamentou a morte do seu ex-colega de bancada. Juntos, na década de 90, eles apresentaram o programa Revista Estadual na rádio Tabajara em João Pessoa.

“Lamento muito a perda porque sem dúvidas Walter fez história na radiofonia paraibana. Trabalhou em rádios de Cajazeiras e em outras do nordeste do Brasil”, disse Guedes ao Diário do Sertão.

O radialista esportivo João Camurça também lamentou a morte de Walter Cartaxo.

“Deixar as nossas condolências a família de Walter Cartaxo, foi um ícone do rádio e da TV nordestina. Eu conheci Cartaxo em Cajazeiras em 1974. Ele sempre dizia que queria viver seu último dia de vida ao lado de seus familiares, infelizmente nós o perdemos, mas ficará sempre vivo em nossa memória. Era um grande apresentar, um grande pai e um grande homem de família”, afirmou, emocionado ao Diário do Sertão o desportiva João Camurça.

SUA ÚLTIMA ENTREVISTA

Na comemoração do seu aniversário no ano de 2017, o jornalista, bacharel em direito e administrador, José Walter Vieira Cartaxo prestou uma entrevista exclusiva sobre sua vida ao programa Rádio Vivo da Rádio Alto Piranhas que também foi registrado no portal Show Diário do Sistema Diário de Comunicação.

Ouça a entrevista na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: