header top bar

section content

Seis profissionais do SAMU de Sousa são afastados e outros dois voltam ao serviço após ficarem curados

A secretária de saúde, Amanda Silveira, destacou que é preciso que a população respeite o isolamento social

Por Campelo Sousa

29/06/2020 às 08h10 • atualizado em 29/06/2020 às 08h30

Profissionais do SAMU atuam 24h por dia (foto: ascom)

Profissionais de saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram infectados com o novo coronavírus é um levantamento feito pela reportagem do Diário do Sertão apontou que oito servidores contraíram a doença.

Segundo a coordenação do SAMU, duas enfermeiras, quatro técnicas de enfermagem, dois condutores-socorristas teriam testado positivo para a Covid-19.

Os dois condutores socorristas já estão curados e já retornaram as atividades juntamente com as outras equipes na linha de frente atuando 24 horas por dia. Os demais profissionais permanecem afastados das funções e estão em isolamento domiciliar conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

VEJA TAMBÉM
Sousa confirma o quarto óbito em decorrência do coronavírus; mulher tinha 38 anos e morreu na UPA

A coordenadora do SAMU, Waleska Cristiana, informou que sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), eles estão sendo distribuídos para todos os profissionais da assistência, tanto as máscaras cirúrgicas como as máscaras N-95, assim como luvas, óculos de proteção, aventais e os macacões impermeáveis e sendo usados de acordo com as indicações do MS E OMS.

Samuzeiros usam todos os EPIs para atender ocorrências de COVID-19

“Realizamos um curso com todos os profissionais sobre a paramentação e desparamentação, também disponibilizamos produtos de desinfecção que são usados nos macacões e na ambulância que atende pacientes suspeitos ou confirmados com a COVID-19, e além disso semanalmente é feita a desinfecção geral em todo o prédio do SAMU”, destacou Waleska.

Após ser curado da COVID-19, o condutor Itamar voltou ao trabalho

Previna-se
A secretária de saúde, Amanda Silveira, destacou que é preciso que a população respeite o isolamento social:

“Os números mostram para a sociedade sousense como as pessoas precisam respeitar o isolamento social. Estamos falando aqui de profissionais que são altamente treinados, que utilizam EPIS de alto nível, também possuem meios de higienização e que estão sujeitos a contrair a doença, imaginem as pessoas que não tem proteção”, destacou Amanda.

Prédio do SAMU passou por desinfecção (foto: Assessoria)

Coronavírus em Sousa
Segundo boletim epidemiológico digitado às 17h deste domingo (28), os casos confirmados de coronavírus são 513, entre eles cinco hospitalizados em leitos de enfermaria. Outros 190 estão em isolamento domiciliar, 314 estão recuperados e quatro óbitos.

Os casos suspeitos são 195 e os descartados 317.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: