header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura de Pombal desaloja grupo cultural e é denunciada por colocar acervo histórico no lixo

Seguimento cultural de Pombal acionou o Ministério Público para que o órgão denuncie o prefeito por crime contra a memória e o patrimônio da cidade

Por Jocivan Pinheiro

05/08/2020 às 16h34 • atualizado em 05/08/2020 às 16h41

Repercute em Pombal, no Sertão paraibano, a decisão do prefeito Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verissinho, MDB) de mandar retirar parte dos trilhos e dos equipamentos da antiga estação ferroviária e também jogar no lixo os mobiliários, ferramentas e um acervo cultural que era mantido na garagem do local. O seguimento cultural de Pombal acionou o Ministério Público para que o órgão denuncie o prefeito por crime contra a memória e o patrimônio da cidade.

A Força-Tarefa do Patrimônio Cultural (FTPC) do Ministério Público de Contas da Paraíba pediu à Justiça que conceda medida cautelar contra o prefeito para que ele não realize qualquer tipo de intervenção no conjunto ferroviário e ainda garanta a guarda e conservação de parte dos trilhos e madeiras retirados.

Conforme o documento, a estação ferroviária é tombada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba). Portanto, a ação denunciada pelos moradores representa sérios riscos ao patrimônio arquitetônico protegido da cidade.

VEJA MAIS: Prefeito de Pombal para carro no meio da rua e bate boca com outro motorista

Morador recolhe acervo jogado no lixo pela Prefeitura de Pombal

O prefeito Dr. Verissinho alega que tem respaldo legal para realizar intervenções no local porque, segundo ele, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concedeu à Prefeitura de Pombal o direito de utilizar o espaço da estação por 20 anos e essa concessão está autorizada pela Justiça Federal através da Comarca do município de Sousa.

Segundo o prefeito, a intenção com a retirada dos trilhos, dos equipamentos e do acervo é melhorar a mobilidade dos pedestres que utilizam o local para praticar exercícios físicos e também instalar um centro comunitário no prédio.

DIÁRIO DO SERTÃO

OPINIÃO

VÍDEO: Jornalista diz que os três candidatos a vice-prefeito em Cajazeiras são ‘retrocesso na história’

REBATENDO O PREFEITO

VÍDEO: Empresário rompe o silêncio e nega ter citado ex-prefeita Denise em delação da Operação Andaime

AGLOMERAÇÃO

VEJA: Em visita de Bolsonaro ao Sertão da PB, mulher pede para ele baixar kg do arroz e vídeo viraliza

FUNDADOR DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Morte de Padre Rolim completa 121 anos, e fato ganha minucioso estudo histórico de sacerdote

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!