header top bar

section content

VÍDEO: Em greve, apenas 30% dos Correios de Cajazeiras está funcionando; sindicalistas cobram direitos

Segundo o sindicalista Ligório Fernandes, vários direitos e benefícios dos trabalhadores foram 'surrupiados' pela nova presidência com apoio da Justiça

Por Jocivan Pinheiro

28/08/2020 às 14h50 • atualizado em 28/08/2020 às 14h52

Apenas 30% dos serviços realizados pela agência dos Correios de Cajazeiras estão funcionando, segundo informa o sindicalista Ligório Fernandes. A agência aderiu à greve nacional que foi deflagrada no último dia 17. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) disse que a greve é em defesa dos empregos, salários, direitos e contra a privatização.

Segundo Ligório Fernandes, vários direitos dos trabalhadores foram ‘surrupiados’ pela presidência com apoio da Justiça. As perdas começaram quando a estatal desfez o Acordo Coletivo 2018/2019, que deveria vigorar até julho de 2021, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli, acatou liminar da empresa.

Ligório Fernandes explica ainda que os benefícios cortados não eram regalias, mas uma forma de suprir um pouco a falta de aumento salarial.

VEJA TAMBÉM: Diante da greve, Correios reforçam efetivo para cumprir entregas

Agência dos Correios de Cajazeiras em greve

Já o veterano carteiro José Mendonça ressalta que o presidente dos Correios deu aumento salarial para ele próprio, e que a quebra do Acordo Coletivo é uma estratégia para privatizar a estatal.

“Eu vejo com muita tristeza e muita indignação a forma como o povo, como o funcionários dos Correios e a população que é usuária dos Correios são tratados com esse governo. Desde 2011 que a gente vem sofrendo com esse tipo de coisa. Eu estou com quarenta anos nos Correios e nunca vi uma situação dessa. Tudo isso é coisa arquitetada”, falou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: