header top bar

section content

VÍDEO: Terreno da Prefeitura de Cajazeiras no Distrito Industrial vira lixão e preocupa empresários

Os moradores da localidade temem um incêndio pela quantidade de pneus jogados no local, assim como, a chegada do inverno pode causar um ponto de reprodução do mosquito da dengue

Por Luiz Adriano

10/12/2020 às 18h16 • atualizado em 10/12/2020 às 18h22

Um terreno da prefeitura de Cajazeiras situado nas margens da BR-230 no Distrito Industrial, que antes funcionava como usina de asfalto da Secretaria de Infra-Estrutura do município, está servindo de lixão. A denúncia partiu do produtor rural, Eliezer de Sousa que tem um terreno de frente ao local. Conforme o denunciante, o quadro é de total abandono. “Estamos mostrando aqui a calamidade e o que nós temos passado. Aqui era a usina de asfalto que era um ponto de construção de Cajazeiras para o tapa buraco, para fazer as ruas de Cajazeiras, mas virou num verdadeiro abandono”, disse indignado.

A reportagem da TV Diário do Sertão esteve no local e pegou as imagens que comprovam o que o denunciante fala. O local está tomado de pneus, muita podação, móveis velhos, entre tantos outros entulhos. A situação preocupou os empresários que têm firmas no Distrito Industrial. Na localidade há várias empresas em diversas áreas de diferentes atuações, como: material de construção, fábricas têxtil, e tantas outras. Um possível foco de incêndio no local pode tomar uma proporção que possa fugir do controle. Eliezer falou em nome de todas essas pessoas que se sentem prejudicadas.

VEJA TAMBÉM

MPPB denuncia prefeito de cidade no Cariri paraibano, pela prática de crime contra a saúde pública

O produtor rural teme que haja um incêndio no local, visto que, tem muitos pneus jogados no terreno. Ele informou que a localidade é composta de muitas empresas, o que torna mais perigoso caso haja algo dessa natureza. O medo do produtor rural não diz respeito apenas à questão do fogo, ele também tem receio que esses pneus jogados possam se tornar uma verdadeira fonte do mosquito transmissor de dengue e outras doenças.

O denunciante falou que esteve na Secretaria de Infra-Estrutura para reclamar, porém a maneira que querem usar para resolver o problema é queimando o lixo, mas segundo ele, essa não é a forma correta de sanar a situação. “Eu fui reclamar na Secretaria e eles mandaram uma máquina só para juntar, segundo o cara que veio, iria botar fogo e aqui não é canto de botar fogo, porque têm várias empresas funcionando aqui perto com produtos tóxicos. O que eu quero da Prefeitura é que recolha esse material em caçamba e tire daqui de dentro.”, pontuou.

“Vivo aqui há 32 anos e nunca vi uma situação dessas: ratos, baratas, material que veio do cemitério … se botar fogo aqui, vai contaminar o Distrito Industrial e a população que aqui trabalha”, disse Eliezer.

O QUE DIZ O OUTRO LADO

A TV Diário do Sertão ouviu o secretário de Infra-Estrutura, José Filho. Ele informou que o local continua com o mesmo objetivo. Ele falou que há uma causa na justiça referente a uma antiga casa da usina , onde o morador, por está há muito tempo residindo com o consentimento de gestões anteriores, cobrou uma indenização muito alta da gestão atual para poder reaver.

“O local não deixou de ser a usina, apenas passou alguns meses sem atividade, mas agora a gente vai retomar”, disse o secretário. Ele também falou que havia colocado uma cancela de ferro com cerca de oito cadeados, mas foram quebrados por pessoas que ele não sabe quem são.

O secretário falou que pretende colocar uma vigilância permanente no local. “A infra-Estrutura irá reprogramar a utilização da usina desse terreno e desse espaço com uma vigilância através de uma nova guarita enquanto esse caso da residência se resolve na justiça e assim alguém fique permanente”, enfatizou.

Ele disse que durante este mês de dezembro irá resolver a questão da retirada do lixo: “Nesse mês é a programação para gente fazer isso, porque
como estava aberto, ai as pessoas começaram a jogar pneus, resto de poda e usar como um terreno baldio, como um terreno qualquer” concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: