header top bar

section content

VÍDEO: Pediatra diz que Estado tem interesse em instalar UTI Neonatal em Cajazeiras para desafogar Patos

UTI Neonatal na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo desafogaria a Maternidade Dr. Peregrino Filho, já que Cajazeiras passaria a atender demandas do Alto Sertão e de parte do Vale do Piancó

Por Jocivan Pinheiro

12/02/2021 às 16h32 • atualizado em 12/02/2021 às 16h35

Os profissionais de saúde do campo da pediatria seguem sonhando com a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras.

Atualmente, a maternidade conta com uma UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários). Porém, a médica pediatra Emmanuelle Cariry explica que para atendimentos de alta complexidade, sobretudo em bebês prematuros, a maternidade continua dependendo de transferências para a cidade de Patos.

Emmanuelle enfatiza que uma UTI Neonatal na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo ajudaria não só a região de Cajazeiras, mas também a região de Patos porque ‘desafogaria’ a Maternidade Dr. Peregrino Filho, já que Cajazeiras passaria a atender demandas do Alto Sertão e de parte do Vale do Piancó.

“Eu, como funcionária dos dois, posso dizer que é um sonho dos dois lados, que Cajazeiras comece a dar conta dessa outra metade do Alto Sertão para que Patos não tenha tanta sobrecarga”, disse Emmanuelle.

VEJA TAMBÉM

Na Paraíba, mulher dá a luz a uma criança na calçada por não dar tempo de chegar ao hospital

Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras

A médica lembrou que recentemente o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, disse que o Estado tem interesse em instalar a UTI Neonatal em Cajazeiras.

“A gente está nessa fé. Meu sonho é que a gente consiga abrir nem que seja uma UTI pequena, de dois, três leitos, para juntar com a nossa UCIN e fazer um trabalho bem maior”, acrescentou Emmanuelle.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: