header top bar

section content

VÍDEO: Gerente regional de saúde mostra como é feita distribuição de vacinas na região de Cajazeiras

De acordo com Sávio Gomes, mais de 11 mil doses das vacinas do Butantan e do AstraZeneca já foram distribuídas na região de Cajazeiras, que tem 15 municípios

Por Jocivan Pinheiro

02/03/2021 às 14h49 • atualizado em 02/03/2021 às 23h05

A 9ª Gerência Regional de Saúde, que compreende os quinze municípios da região de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, já recebeu da Secretaria de Estado de Saúde cinco remessas de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, já foram distribuídas 11.168 doses dos imunizantes do Butantan e da AstraZeneca.

As doses são armazenadas em uma câmara fria instalada na sede da Regional de Saúde. O gerente regional Sávio Gomes conta detalhes da distribuição.

“Primeiro depende da base de dados da Secretaria Municipal de Saúde e do total de população da cada município. As quantidades são diferenciadas devido a isso”, disse ele.

Em todo o Estado já foram aplicadas 147.955 doses. 112.401 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 35.554 com a segunda dose da vacina.

“A segunda dose é um complemento da reserva, ela não conta como reserva. Nós recebemos dois repasses de segunda dose. Só são cinco porque ela tem o complemento da segunda dose”, explica o gerente de saúde.

VEJA TAMBÉM

Idosos começam a ser vacinados em Cajazeiras: “Agora ficarei descansada sem pensar nessa doença”

As doses são armazenadas em uma câmara fria instalada na sede da Regional de Saúde

Em fevereiro, 133 doses de vacinas foram desperdiçadas na cidade de Cachoeira dos Índios após problema em um refrigerador. As doses já foram repostas e os profissionais de saúde receberam a segundo dose da vacina.

“Nós elaboramos um relatório comunicando o que houve, e o município já foi contemplado com novas 133 dozes, então não houve nenhum prejuízo para Cachoeira dos Índios”, esclareceu Sávio.

A Polícia Militar adotou regime de plantão em frente à Regional de Saúde para proteger o local aonde as doses estão armazenadas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: